Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Brasil tem 12 estados e o DF em alerta para chuva intensa de até 100mm

Minas Gerais está na lista, que tem ainda Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Espírito Santo

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para risco de chuva intensa, entre 30mm e 100mm, e ventania de 100km/h até a manhã desta sexta-feira (1º).

Minas Gerais está na lista, que tem ainda Acre, Amazonas, Distrito Federal, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins.

O alertas são amarelo e laranja: veja as diferenças:

Alerta amarelo- Esse é o alerta emitido nos casos de “perigo potencial” ou “risco moderado”, ou seja, uma situação meteorológica que pode se tornar perigosa.

Quando uma cidade é incluída no alerta amarelo, ela pode registrar chuvas com intensidade entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além de ventos de 40km/h a 60km/h. O alerta amarelo também inclui baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Alerta laranja - Este alerta é emitido em casos de “perigo” ou “risco alto”, quando a situação meteorológica já é perigosa. As cidades em alerta vermelho podem ter chuvas com volume entre 30 e 60 milímetros hora ou de 50 a 100 milímetros por dia. Os ventos são intensos, com velocidades entre 60 km/h e 100 km/h. O risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas é consideravelmente maior.

*Com informações de Célio Ribeiro

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.
Leia mais