Ouvindo...

Mais de 500 cidades de São Paulo estão em alerta de tempestade; veja lista

Alerta do Inmet vale até às 10h desta terça-feira (28)

Segundo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 550 cidades de São Paulo estão em alerta amarelo, para chuvas intensas até às 10h desta terça-feira (28). Está previsto chuvas que podem ser entre 20 e 50 mm/h, com ventos intensos 40-60 km/h e queda de granizo. Veja a lista abaixo.

Vale destacar que o órgão alerta para o baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos. As intruções do Inmet são:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).

  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Entenda alertas do Instituto Nacional Meteorologia

Alerta amarelo

Esse é o alerta emitido nos casos de “perigo potencial” ou “risco moderado”, ou seja, uma situação meteorológica que pode se tornar perigosa. Quando uma cidade é incluída no alerta amarelo, ela pode registrar chuvas com intensidade entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além de ventos de 40km/h a 60km/h. O alerta amarelo também inclui baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Alerta laranja

Este alerta é emitido em casos de “perigo” ou “risco alto”, quando a situação meteorológica já é perigosa. As cidades em alerta vermelho podem ter chuvas com volume entre 30 e 60 milímetros hora ou de 50 a 100 milímetros por dia. Os ventos são intensos, com velocidades entre 60 km/h e 100 km/h. O risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas é consideravelmente maior.

Alerta vermelho

Este é o alerta emitido nos casos de “grande perigo” ou “risco muito alto”, com volume de chuva superior a 60 milímetros por hora ou 100 milímetros por dia. O risco de alagamentos e transbordamentos de rios é grande, assim como a possibilidade de deslizamentos de encostas.

O Inmet recomenda que a população se mantenha atenta e preparada nos casos de alerta vermelho, e tome algumas precauções, como tirar aparelhos da tomada, observar alterações em encostas e acionar a Defesa Civil (199) ou Bombeiros (193) nos casos de emergência.

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.
Leia mais