O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (23) alertas laranjas de chuvas intensas e tempestades que podem atingir 10 estados brasileiros até às 10h desta sexta-feira (24).
Segundo o órgão, os comunicados alertam sobre a possibilidade de chuvas de até 100 mm, ventos entre 60 km/h e 100 km/h e queda de granizo em algumas regiões. Durante o período, há o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Leia também:
Calor: qual a diferença entre os alertas vermelho, laranja e amarelo do Inmet? Chuva: qual a diferença entre os alertas vermelho, laranja e amarelo do Inmet?
Além disso, outros 16 estados estão sob alerta amarelo, de perigo potencial, para chuvas intensas, com precipitações de até 50 mm, ventos entre 40 km/h e 60km/h. Veja a lista completa de estados sob alerta abaixo.
Minas Gerais
Mais de
O Inmet cita chuva de até 50 mm/dia e ventos intensos de 40 a 60 km/h. Há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
Diferença entre chuvas intensas e tempestade
O Inmet alertou sobre a possibilidade de chuvas intensas e tempestades em diversos estados do território brasileiro.
Os dois comunicados alertam sobre chuvas fortes e ventania, porém, o de ‘tempestade’, também traz a possibilidade de queda de granizo.
Veja estados sob alerta
Chuvas intensas
Alerta laranja
Amazonas
Mato Grosso
Pará
Roraima
Alerta amarelo
Acre
Amazonas
Distrito Federal
Maranhão
Minas Gerais
Paraná
Rondônia
São Paulo
Mato Grosso
Pará
Roraima
Amapá
Goiás
Piauí
Santa Catarina
Tocantins
Tempestade
Alerta laranja
Paraná
Rio de Janeiro
São Paulo
Mato Grosso
Goiás
Mato Grosso do Sul