A sexta-feira (10) será de sol, altas temperaturas e tempo seco na maior parte de Minas Gerais, exceto na faixa Leste do estado, de acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo o órgão, uma área de baixa pressão também pode causar tempo instável, com possibilidade de chuva isolada, na região serrana do Sul de Minas, entre o fim da tarde e a noite.
Parte do estado de Minas Gerais está sob alerta amarelo (perigo potencial) por causa da onda de calor que atinge o estado. Segundo o Inmet, as altas temperaturas podem causar um leve risco à saúde. O fenômeno é caracterizado pela ocorrência de temperaturas 5°C acima da média, por um período de dois a três dias.
De acordo com o instituto, as condições meteorológicas são favoráveis para que a onda de calor aconteça nas regiões do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Oeste, Sudoeste e Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Nesta sexta, a temperatura máxima pode atingir 38°C no triângulo Mineiro/Alto Paranaíba e no Norte de Minas. Em Belo Horizonte, a máxima pode chegar a 33°C.
O alerta vale até às 23h59, desta sexta-feira (10). Mas o Inmet ressalta que o alerta será atualizado até o fim do dia. A área da onda de calor deve aumentar e o fenômeno pode durar até a próxima terça-feira (14).
Além das altas temperaturas, os mineiros podem sofrer com o tempo seco. O Inmet alerta que as condições meteorológicas são favoráveis para a ocorrência de baixos índices de umidade, inferiores a 30%, em todo o estado, exceto na faixa Leste. O tempo seco deverá ficar ainda mais intenso entre às 13h e 18h, desta sexta.