Ouvindo...

Times

PBH abre consulta pública sobre projeto de faixa exclusiva para ônibus na Augusto de Lima

População pode enviar ideias e sugestões para o município, através do Portal da Prefeitura

A Prefeitura de Belo Horizonte abriu, nesta quarta-feira (8), uma consulta pública que permite que a população contribua com o projeto de implantação de faixas exclusivas de ônibus na Avenida Augusto de Lima, entre Avenida do Contorno e Rua Rio Grande do Sul.

Os documentos estão disponíveis no Portal da Prefeitura. Os interessados podem mandar sugestões e contribuições por 30 dias, contados a partir da data da publicação no Diário Oficial do Município. O processo será 100% digital.

Entenda a proposta

A Prefeitura de BH pretende implementar uma faixa exclusiva para o transporte coletivo nos dois sentidos da Avenida Augusto de Lima, entre a Avenida do Contorno e a Rua Rio Grande do Sul. Os veículos particulares ficarão proibidos de circularem na faixa entre 6h e 9h, de segunda à sexta-feira.

O projeto também prevê a melhoria de cruzamentos e a revitalização dos pontos de ônibus da avenida. As áreas de estacionamento rotativo e destinadas para carga e descarga serão preservadas. No sentido bairro/Centro, a utilização do estacionamento será permitida após às 9h. No sentido Centro/bairro, as vagas eles podem ser acessados a qualquer horário.

De acordo com a Prefeitura, o trecho que as intervenções serão implementadas tem 2,5 quilômetros. As alterações fazem parte do Programa de Requalificação do Centro de Belo Horizonte, o “Centro de Todo Mundo”, que tem como objetivo aumentar e qualificar as oportunidades de moradia, trabalho e lazer na região.

BH tem 72,3 km de faixas prioritárias para ônibus

Belo Horizonte tem 72,3 quilômetros de faixas prioritárias para o transporte coletivo (faixas e pistas exclusivas e faixas preferenciais). Segundo a PBH, as vias garantem que usuário do transporte coletivo chegue ao destino de forma segura e rápida.

O município informa que outros 18 quilômetros de rotas prioritárias já começaram a ser implantados no centro da capital, nas avenidas Augusto de Lima e Afonso Pena e nas ruas Curitiba e São Paulo.

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.
Leia mais