Principal ligação entre Minas e o Rio de Janeiro, a BR-040 registrou dois acidentes graves entre a noite dessa segunda-feira (6) e a manhã desta terça-feira (7). Quatro pessoas morreram e duas ficaram gravemente feridas. O especialista em trânsito Silvestre de Andrade aponta vários problemas no trecho.
O acidente desta manhã ocorreu no km 578, próximo ao pedágio da Via 040, concessionária que administra o trecho.
Silvestre destaca que o trecho da BR-040, entre Belo Horizonte e Conselheiro Lafaiete, tem um volume de tráfego expressivo, com muitos caminhões pesados, especialmente carregados com minério.
“São duas faixas por sentido, mas sem separação de canteiro central e sem acostamento, claramente inadequada para as condições de tráfego que ela tem. Então, um dos grandes problemas hoje e que gera e ocasiona muito acidente, é essa condição da infraestrutura inadequada para o tráfego”, aponta
O especialista destaca que o trecho necessita, com urgência, de duplicação efetiva: “duas fases por sentido, canteiro central e acostamento, para dar o mínimo de condições de segurança para o trânsito dos veículos, especialmente com a característica que tem essa rodovia, de um tráfico de veículos pesados e carregando minério”, reforça.
Para Silvestre, esse conjunto de problemas tem relação direta com os acidentes. Além disso, lembrou que a concessionária Via-040, responsável pelo trecho, está prestes as deixar a administração da rodovia.
“A manutenção está ficando cada vez menos frequente em função do término do contrato da concessão. Há uma previsão de o governo de fazer nova licitação ainda este ano, mas ainda não confirmada. Então, isso é urgente para que os investimentos retornem para a rodovia e se resolva esse tipo de problema”.
Rescisão
A concessionária Via-040/Invepar, que assumiu a rodovia em 2014, anunciou em 2017 que não teria mais a intenção de continuar com a gestão da BR e formalizou um pedido para fazer uma rescisão amigável com o governo federal.
A empresa citou a queda no volume do tráfego registrado no país a partir de 2015 como o principal problema para manter a concessão.
Apenas em 2019 o processo de adesão à licitação foi analisado pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) e o governo federal deu o aval para uma nova concessão da BR-040.
No dia 17 de agosto, a Justiça obrigou a concessionária a manter o contrato em vigor até que uma nova licitação seja feita. Com isso, a empresa permanece prestando serviços de manutenção da rodovia e auxílio aos usuários e a tarifa dos pedágios da via continua no valor de R$ 6,30.