Ouvindo...

Lixo acumulado em esgoto a céu aberto incomoda moradores em Venda Nova

População diz que prefeitura deveria ter construído rua no local; o município afirma que licitação está prevista para 2024

Lixo acumulado em esgoto a céu aberto incomoda moradores em Venda Nova

Moradores do bairro Mantiqueira, na região de Venda Nova, em Belo Horizonte, sofrem com o mau cheiro e o lixo acumulado em um esgoto a céu aberto, no encontro do final da Rua Maria Lourdes da Cruz com a Rua Conceição Silvana.

Segundo os vizinhos, a prefeitura deveria ter construído uma rua em cima do córrego que passa nesta área, que hoje é um matagal tomado por entulho. Ainda de acordo com os moradores, o local está infestado de animais de várias espécies.

Uma outra área entre o cruzamento e a Avenida Vilarinho também sofre o mesmo problema. No local acontece uma obra de contenção das chuvas, que também está tomada pelo mau cheiro.

Um dos líderes comunitários do bairro, Alair Pacheco, explica essa situação. “O que nós queremos é que a PBH termine de fazer as obras de urbanização e a pavimentação asfáltica da Rua Maria de Lourdes da Cruz, no Bairro Mantiqueira, em Venda Nova. São cerca de 620 metros, porém 620 metros de muito fedor, muito esgoto a céu aberto”, afirma.

O morador Francisco Duarte conta que o córrego já foi limpo, mas hoje está tomado pelo esgoto. “Está um esgoto a céu aberto, é um fedor insuportável. É cavalo andando no meio do esgoto, vaca, urubu, porco, tudo o que você imaginar. Esse córrego era limpo e se transformou em um esgoto. Os moradores jogam entulho, sofá, tudo aqui. Isso tudo acumula e vai parar lá embaixo na Avenida Vilarinho e lá transborda”, diz.

Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que está prevista para o ano que vem, 2024, uma licitação para um projeto de desenvolvimento para o final da rua Maria Lourdes da Cruz. A Itatiaia também entrou em contato com Copasa e aguarda retorno.

Formado em jornalismo pela PUC Minas, foi produtor do Itatiaia Patrulha e hoje é repórter policial e de cidades na Itatiaia. Também passou pelo caderno de política e economia do Jornal Estado de Minas.