O Dia de Finados, que cai nesta quinta-feira (2), deve reunir cerca de 100 mil pessoas nos quatro cemitérios municipais de Belo Horizonte. A BHTrans terá esquema especial de trânsito e a prefeitura da capital mineira organiza operação para facilitar as visitas.
Os cemitérios ficarão abertos de 7h às 17h30.
São eles:
Cemitério da Paz: Av. Presidente Carlos Luz, 850, bairro Caiçara, na região nordeste de BH;
Cemitério da Saudade: Rua Cametá, 585, Saudade, na região leste;
Cemitério da Consolação: Rua José Gomes Domingues, 2000, bairro Jaqueline, na região norte;
Cemitério do Bonfim: Rua Bonfim, 1120, bairro Bonfim, na região noroeste.
A BHTrans fará alterações no trânsito de vias próximas aos cemitérios, que serão sinalizadas, para orientar os motoristas. As informações serão divulgadas também nas redes sociais do órgão.
Na quinta-feira (2), será permitida a entrada dos veículos nos cemitérios, de acordo com a lotação de cada um.
Serviços e orientações
No Dia de Finados, os cemitérios terão atendimento ao público reforçado para regularização de pendências. O atendimento administrativo de abertura ou andamento dos processos estará suspenso neste feriado.
O visitante poderá entrar nos cemitérios da capital com flores naturais. Não são permitidas flores artificiais nem entrada com vasos, para evitar o acúmulo de água e a proliferação de mosquitos da dengue e outras doenças.
Celebrações
Como já é tradição na data, haverá a celebração de missas da igreja católica, cultos e atividades de acolhimento por igrejas evangélicas e da Fraternidade Espírita Chico Xavier.
Veja a programação:
Cemitério da Paz: Missas: 7h30, 9h, 11h, 13h30, 15h e 16h30; (haverá missas da Igreja Católica Brasileira às 14h e 15h).
Cemitério da Saudade: missas às 7h, 9h, 11h, 13h, 15h e 17h;
Cemitério da Consolação: missas às 8h, 10h e 15h;
Cemitério do Bonfim: missas às 8h, 10h, 14h e 16h (missas da Igreja Católica Brasileira às 9h e 10h).