Belo Horizonte tem sido atingida por fortes chuvas nos últimos dias, que tem provocado problemas como falta de energia, quedas de árvores, transbordamentos em vias e risco de deslizamentos em várias regionais da capital mineira,
Para esta segunda-feira (30), a Defesa Civil
Leia também:
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e com o Climatempo, há a possibilidade de chuvas isoladas durante todos os dias da semana acompanhada de tempo instável, com tempo abafado e pancadas de chuva em todas as regiões mineiras. Confira abaixo a previsão:
Terça-feira (31): dia de muitas nuvens com chance de pancadas de chuva e trovoadas isoladas a partir da parte acompanhadas de rajadas de vento. A temperatura mínima é de 20°C e a máxima de 31°C.
Quarta-feira (1º): dia será de céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas durante todo o dia. As temperaturas caem e mínima pode chegar a 19°C, enquanto a máxima em 29°C.
Quinta-feira (2): a quinta segue com céu nublado e chances de pancadas de chuvas e trovoadas isoladas acompanhadas de rajadas de vento na capital. As temperaturas se mantém estáveis e podem registrar mínima de 18°C e máxima de 26°C.
Sexta-feira (3): o início do fim de semana será com muitas nuvens e pancadas de chuva com rajadas de vento moderadas. A temperatura mínima será de 17°C e a máxima e 28°C.
Sábado (4): o sábado será de sol entre nuvens durante a manhã com pancadas de chuva isoladas durante a tarde e noite. As temperaturas podem chegar a 19°C a mínima e 30°C a máxima.
Domingo (5): a previsão para o domingo é de sol entre nuvens durante toda a manhã e tarde do domingo, com possibilidade de pancadas de chuva durante a noite. As temperaturas podem varias entre 17°C e a 28°C.
Acumulo de chuvas
As nove regionais já registram mais 100% da chuva esperada para outubro. Na Centro-Sul, foram 205 milímetros (186,2%) — ou seja, quase o dobro. A média histórica de precipitação para este mês é de 110,1 milímetros.
Confira o balanço completo de acumulado de chuva por região
Barreiro: 156,4 milímetros (142,1%)
Centro Sul: 205 milímetros (186,2%)
Leste: 177 milímetros (160,8)
Nordeste: 187,4 milímetros (170,2%)
Noroeste: 193,2 milímetros (175,5%)
Norte: 186,4 milímetros (169,3%)
Oeste: 198,6 milímetros (180,4%)
Pampulha: 161,6 milímetros (146,8%)
Venda Nova: 141,6 milímetros (128,6%)
Risco de deslizamentos
Pelo menos até a manhã desta terça-feira (31), as regionais Venda Nova e Norte estão em risco geológico forte, e as regionais Nordeste, Noroeste, Oeste e Centro-Sul de BH estão em risco moderado, de acordo com a Defesa Civil. A recomendação é de que os moradores das áreas de risco fiquem atentos aos sinais de desmoronamentos, deslizamentos de terra e também queda de muros.
Recomendações
Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
Atenção especial para áreas de encostas e morros.
Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.
*Com informações de Larissa Ricci e Marina Borges