Uma perseguição policial assustou moradores do bairro Cachoeira, em São José da Lapa, na região metropolitana de Belo Horizonte, na noite dessa terça-feira (25). Segundo o boletim de ocorrência, um motociclista, de 19 anos, que estava na contramão da via, empinando a moto, foi abordado durante um patrulhamento da Polícia Militar na região, mas fugiu do local. Após ser alcançado, o suspeito foi ouvido e liberado em seguida.
De acordo com a Polícia Militar, moradores da região são constantemente ameaçados por criminosos, por isso havia uma viatura da PM rondando a área. Os policiais afirmam que, ao ser abordado, o jovem desobedeceu as ordens de parada e saiu em alta velocidade pelas ruas do bairro. A viatura, então, acionou a sirene e o giroflex. A polícia informou que deu ordem de parada ao suspeito diversas vezes pelo megafone, mas ele não acatou.
Após aproximadamente 15 minutos de perseguição e de o motociclista conseguir se esquivar dos militares, os policiais atiraram cinco vezes contra o suspeito. Ninguém foi atingido. Mesmo assim, o condutor continuou a fuga até a motocicleta perder força enquanto subia um morro e cair. O jovem tentou levantar o veículo, mas foi alcançado pelos policiais.
Em nota enviada à Itatiaia, a Polícia Civil informou que o motociclista “foi abordado e conduzido por policiais militares e ouvido por meio da 2ª Central Estadual do Plantão Digital e, em seguida, liberado”. A PC apura se houve crime previsto no artigo 311 do Código de Trânsito Brasileiro (trafegar em velocidade incompatível com a segurança nas proximidades de escolas, hospitais, estações de embarque e desembarque de passageiros, logradouros estreitos, ou onde haja grande movimentação ou concentração de pessoas, gerando perigo de dano).