A cidade de Turmalina, no Vale do Jequitinhonha, registrou, nesta terça-feira (24), temperatura de 45ºC, segundo termômetros de rua. No entanto, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) não incluiu o município mineiro na lista das cidades mais quentes do país no dia.
De acordo com o órgão, a cidade que registrou a maior temperatura até as 15h de hoje foi Ibotirama, na Bahia, com 40,2°C, seguidos de Porto Estrela e Cuiabá, ambas no Mato Grosso, com 40,1°C e 40°C respectivamente. Confira o ranking completo abaixo:
Ibotirama (BA): 40,2°C
Porto Estrela (MT): 40,1°C
Cuiabá (MT): 40°C
Formosa do Rio Preto (BA): 39,9°C
São João do Piauí (PI): 39,8°C
Itumbiara (GO): 39,6°C
São Romão (MG): 39,6°C
O único representante de Minas foi o município de São Romão, do Norte de estado, que marcou presença entre as maiores temperaturas do território brasileiro. A expectativa era de que Turmalina quebrasse o recorde de maior temperatura registra na história de Minas, que pertence a Pirapora, onde os termômetros chegaram a 44,1°C em 26 de abril de 2012, o que não se concretizou.
A imagem foi divulgada pela Câmara Municipal de Turmalina, que brincou com a situação: “Esquentou aí, meu povo?”.