A Praça da Liberdade, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, recebe gratuitamente nesta quinta-feira (28), a partir das 19h30, um documentário mineiro dentro da programação do Festival Internacional CineBH. O filme documental “Senhores de Aruanda – Umbanda e Resistência” traz a temática do preconceito religioso a partir das vivências de integrantes de um terreiro de um terreiro de umbanda localizado em Esmeraldas, região metropolitana de BH.
“Denúncias de intolerância religiosa cresceram mais de 170% nos últimos três anos em todo o Brasil. Minas Gerais é o terceiro estado brasileiro com mais casos registrados. A liberdade e segurança de professar a fé ainda não é uma realidade para diversas religiões no país, especialmente as de matriz africana”, destaca o produtor executivo Marcelo Cesar.
O diretor Caio Barroso, que também é sacerdote de umbanda, constrói a narrativa de relatos pessoais mostrando como a umbanda transformou a experiência dos praticantes e como eles lidam com o preconceito, nas ruas, no trabalho e na família.
“A abordagem decolonial contribui para a quebra de paradigmas e mitos em torno da religião”, destaca a produção que nasceu a partir da dissertação de mestrado do sacerdote de umbanda Alcides Silva, que dirige a Tenda de Umbanda Oriental Senhores de Aruanda (Tuosa), de Esmeraldas.
O filme foi um dos selecionados para o 17º CineBH, Festival Internacional de Cinema, na categoria Territórios da Latinidades. O festival é gratuito e acontece até o próximo domingo (1°), sempre na Praça da Liberdade.