A BR-040, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, apresenta interdição total, na altura do Km 569, sentido Distrito Federal. A via funciona no sistema pare-e-siga no sentido Rio de Janeiro.
De acordo com informações da concessionária Via 040, que administra o trecho, às 17h o trecho apresentava lentidão de 2 km no sentido Rio de Janeiro e 6 km, sentido Distrito Federal.
O bloqueio acontece devido a um protesto de moradores do Conjunto Água Limpa. Por volta das 13h, os manifestantes colocaram fogo em pneus, impossibilitando o tráfego na região.
Segundo os Bombeiros, cerca de 40 moradores exigem a religação da energia elétrica na região, onde foram construídas casas em terrenos invadidos. Já a Via-040 afirma que o grupo pede a regularização da situação dos moradores.
Mais cedo, a BR-040 tinha sido parcialmente liberada e operava pelo sistema pare-e-siga.
Congestionamento já dura mais de uma hora
Por causa do protesto, motoristas estão parados no congestionamento há mais uma hora. Famílias entraram em contato com a Itatiaia para dizer que estão com crianças nos veículos e que não tem mais água e alimentos no carro.
“Estou com meu filho pequeno aqui dentro do carro. Já não tenho mais água, não tem mais o que fazer. Tem idosos e grávidas presas no congestionamento”, disse a ouvinte Ana Paula Simões.
Pessoas que estão no local informam que homens da Polícia Rodoviária Federal e representantes da Via 040 estão no local.