A formação de uma grande massa de nuvens chegando a Belo Horizonte, pela Serra do Curral, na manhã desta segunda-feira (4) foi registrada pelo helicóptero da Itatiaia. O fenômeno acontece após a capital mineira registrar frio na madrugada e sensação térmica de 9°C. Mas, o que de fato aconteceu?
A ‘cachoeira de nuvens’ é chamada de nevoeiro e, de acordo com Claudemir de Azevedo, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é comum no inverno.
“Forma-se normalmente no inverno e para a sua formação é necessário noites de céu com poucas nuvens, alta umidade do ar, até o início da manhã seguinte, e ventos fracos. Geralmente se dissipam nas primeiras horas do dia”, detalha o meteorologista.
Leia mais:
Vídeo: madrugada fria e sensação térmica de 9°C forma ‘cachoeira de nuvens’ em Belo Horizonte
A previsão para hoje e amanhã (5) indica que uma frente fria deve avançar pelo litoral do Sudeste brasileiro e provocar pancadas de chuvas nas cidades das regiões Central, Oeste, Sul e Zona da Mata em Minas Gerais. Em Belo Horizonte e região metropolitana o tempo segue instável e pode chover a partir dessa terça-feira (5).