A Prefeitura de Ipatinga confirmou, nesta quarta-feira (30) duas mortes provocadas por febre maculosa na cidade. Um idoso de 64 anos e um homem de 29 morreram no último mês e os casos estavam sendo investigados pela Vigilância Epidemiológica de Ipatinga nesta terça-feira (29).
De acordo com o órgão, a vítima mais velha , residente no Centro, veio a óbito no dia 23 de julho, enquanto a segunda vítima, morador do bairro Bom Jardim, morreu no dai 27. Os dois eram pescadores e tiveram contato com os carrapatos no mesmo período, enquanto se encontravam em uma lagoa de um município vizinho.
Antes destas, Minas Gerais havia confirmado seis mortes por febre maculosa: dois homens que morreram em Manhuaçu, um homem e uma mulher que morreram em Conselheiro Lafaiete, um morador de Ipaba e um idoso em Divinópolis.
O que é febre maculosa?
A febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável. Ela pode variar desde as formas clínicas leves e atípicas até formas graves, com elevada taxa de letalidade. A febre maculosa é causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato.