Ouvindo...

BH registra maior temperatura da história de agosto; veja previsão do tempo

Esta quinta-feira (24) foi o dia mais quente do mês de agosto desde 1961, quando se começou a registrar a temperatura na capital

A Defesa Civi recomenda a ingestão de muita água e evitar exercícios físicos e o sol

Belo Horizonte registrou a maior temperatura da história para o mês de agosto desde 1961, ano em que o Instituto Nacional de Meteorologia começou a fazer observações meteorológicas na capital mineira. A estação meteorológica da Pampulha registrou uma máxima de 34,3°C, a maior já registrada por ela desde que foi implementada em 2006.

A Defesa Civil de BH também informou o recorde de calor e destacou que, às 17h, a capital registrava 34,3 °C e 20% de umidade relativa do ar. A onda de calor e baixa umidade em mais de 320 municípios mineiros deve continuar até às 18h da sexta-feira (25), causando leve risco à saúde com temperaturas 5 °C acima da média.

“Essa temperatura levada se deve a presença do ar quente seco sobre o estado de Minas Gerais, que proporcionou temperaturas elevadas em toda região metropolitana de Belo Horizonte”, explica o meteorologista do Inmet, Claudemir Azevedo.

Previsão do tempo

A sexta-feira (25) vai continuar com o tempo quente e seco na maior parte de Minas Gerais. A temperatura máxima pode chegar a 40°C nas regiões Norte e Noroeste. Na região metropolitana de Belo Horizonte, a previsão é de máxima de 34°C, novamente, e mínima de 13°C.

As regiões Sul, Sudoeste, Campo das Vertentes e Zona da Mata podem apresentar pancadas de chuva isolada durante a noite. Contudo, a máxima prevista para as regiões é de 36°C e mínima de 11°C, com vento fraco a moderado. O restante das regiões mineiras devem ter céu claro com névoa seca, e máxima de 38°C.

A maior temperatura registrada este ano em Minas Gerais foi na cidade de Unaí, na região Noroeste, com 39,7°C nesta quinta-feira (24).

Queda de temperatura

A onda de calor na maior parte de Minas Gerais deve durar apenas até este sábado (26), quando o estado tem previsão de máxima de 40°C e mínima de 9°C. No mesmo dia, BH deve apresentar temperatura máxima de 33°C e mínima de 20°C, com possibilidade de chuva isolada no fim da tarde.

No domingo (27), entretanto, a temperatura máxima da capital mineira já caí para 27°C, também com possibilidade de chuva e trovoada, além de céu parcialmente nublado. Em Minas Gerais a máxima continua em 40°C, mas as regiões o Sul/Sudoeste, Campo das Vertentes, Zona da Mata, Metropolitana, Oeste, Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha podem ter chuva isolada.

A segunda-feira (28) terá temperatura máxima de 25°C em Belo Horizonte e região metropolitana. A máxima no estado também sofre leve declínio, chegando a 38°C. Ainda terá possibilidade de chuva na maior parte do estado, inclusive em BH.