O historiador e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), José Murilo de Carvalho, morreu aos 83 anos, na madrugada deste domingo (13) no Rio de Janeiro. Conforme a reportagem do g1, ele estava internado com Covid no Hospital Samaritano.
O velório está marcado para às 9h desta segunda-feira (14) na ABL, no Centro do Rio. Às 13h, o corpo do será sepultado no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul.
José Murilo fez expressiva contribuição, no Brasil e no exterior, como historiador e cientista político. Ele nasceu em Piedade do Rio Grande, no Campo das Vertentes. Na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), graduou-se em Sociologia e Política, turma 1965, pela Faculdade de Ciências Econômicas.
Na UFMG, foi professor, chefe do departamento, coordenador do mestrado em ciência política, membro da Coordenação de Ensino e Pesquisa e do Conselho de Pós-Graduação.
Ele foi membro do Conselho Consultivo da FINEP, do Conselho Deliberativo do CNPq, do Comitê Latino-americano do Social Science Research Council e conselheiro da SBPC.
José Murilo recebeu o Prêmio Jabuti, em 1991, pelo livro A Formação das Almas. Além disso, escreveu outros 18 livros.