A Polícia Militar prendeu dois assaltantes que protagonizaram uma fuga cinematográfica no fim da manhã desta sexta-feira (11). Na tentativa de escapar, um deles chegou a invadir a escola Estadual Deputado Manoel Costa, no bairro Céu Azul, na região de Venda Nova, em Belo Horizonte. Segundo a mãe de um dos alunos, ele atirou para o alto e mandou estudantes deitarem no chão. Pais ficaram desesperados.
Segundo o sargento Leandro Matozinho, do 49° Batalhão da Polícia Militar, os criminosos são suspeitos de integrar uma quadrilha especializada em roubar carros de luxo. Nesta manhã, eles roubaram um Corolla Cross, mas abandonaram o veículo e fugiram à pé ao se depararem com uma viatura.
Mais tarde, eles foram até o bairro Nacional, em Contagem, em um Honda City. Lá, um dos suspeitos abordou o condutor de uma caminhonete Amarok e roubou o veículo. Os dois carros, a Amarok e o Honda City, foram perseguidos pela polícia.
Uma viatura conseguiu interceptar a Amarok, mas o criminoso fugiu. O suspeito pulou o muro e entrou na Escola Estadual Deputado Manoel Costa. Segundo a mãe de um dos alunos, o criminoso aturou para o alto para assustar os estudantes. A PM e a Secretaria de Educação não confirmam a informação.
De acordo com o sargento, o suspeito apenas passou por dentro da escola e saiu pelo outro lado do muro. Ele ainda entrou no quintal de várias casas vizinhas ao colégio, sendo encontrado no sótão de uma delas. O criminoso foi preso.
O outro suspeito, que estava no Honda City, foi preso após o veículo ser abordado por uma viatura da PM.
O helicóptero da PM foi mobilizado na ocorrência.
Aulas suspensas
Os alunos foram retirados às pressas e as aulas do turno da tarde foram suspensas. Em contato com a Itatiaia, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) confirmou que um suspeito em fuga invadiu a escola mas não permaneceu no local. A SEE afirma que “nenhum estudante ou servidor foi ameaçado ou feito de refém” e que a Superintendência Regional de Ensino Metropolitana C, responsável pela coordenação da escola, “acompanha de perto o caso, e está prestando apoio para acalmar a comunidade”.
Com informações de Oswaldo Diniz.