A cidade mineira Lagoa Dourada, localizada na região do Campo das Vertentes, foi reconhecida como a Capital Nacional do Rocambole. A nomeação foi publicada nesta quinta-feira (3), no Diário Oficial da União (DOU).
O título foi concedido ao município a partir de lei 14.646, de autoria do deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG), e sancionada pelo presidente Lula (PT), na última quarta-feira (2). Como justificativa, o relatório do Senado afirma que o reconhecimento serve para manter a tradição da cidade e gerar mais empregos e renda para a população local.
Em 2007, o rocambole já havia sido reconhecido como Patrimônio Imaterial Municipal de Lagoa Dourada, pela secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo da cidade. Segundo o secretário Albert Costa, o reconhecimento pela União trará mais turistas e fomentará a economia municipal.
Conheça Lagoa Dourada
A cidade Lagoa Dourada tem apenas 12.769 habitantes, e pelo menos 12 confeitarias especializadas em rocambole. Isso significa que há praticamente uma loja para cada mil pessoas na cidade. O doce é feito com massa de pão de ló entolada com recheios de diversos sabores, sendo o mais tradicional o doce de leite.
Segundo a prefeitura municipal, a produção do rocambole começou no início da década de 1970, e cerca de 20 anos depois as vendas decolaram devido à inauguração da MG-383 e o aumento do tráfego na região.
Lagoa Dourada fica a cerca de 147 quilômetros de Belo Horizonte, uma viagem de aproximadamente 2h de carro. Além do tradicional rocambole, a cidade também tem uma rica cena cultural, devido ao seu passado colonial. No município é possível visitar casarões e igrejas, como a Matriz de Santo Antônio e a Igreja do Senhor Bom Jesus.
A cidade também conta com um turismo rural, diversas pousadas e hotéis com piscinas e áreas de relaxamento e empórios.