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Operadora Oi é multada em quase R$ 5 milhões por não enviar fatura para clientes em Minas

Punição foi aplicada pelo Procon-MG após a Anatel receber 710 reclamações de clientes mineiros; empresa chegou a recorrer para anular a multa, mas recurso foi negado pela Justiça

Operadora não enviou faturas para clientes em Minas

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) rejeitou uma apelação da Oi Móvel e manteve uma multa de quase R$ 5 milhões contra a operadora, que não teria enviado as faturas dos clientes pelo correio.

Em 2014, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Minas Gerais (Procon-MG) recebeu um relatório com 710 reclamações de clientes mineiros contra a operadora na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Os clientes acusaram a empresa de “deixar de encaminhar aos consumidores, via correio, as faturas de serviços”.

Após apurar a informação, o Procon aplicou uma multa de R$ 4.866.944,44 por conta da infração. Uma decisão em 1ª Instância reduziu a multa para R$ 800 mil. Depois, a operadora recorreu na Justiça e pediu a anulação da multa.

O recurso foi rejeitado pela 7ª Câmara Cível, que concluiu que a ação do Ministério Público de Minas Gerais estava dentro do previsto pela Constituição Federal e afirmando que não houve ilegalidade. Os magistrados também mantiveram a multa inicial, de quase R$ 5 milhões, concordando com os critérios objetivos usados na definição do valor.

Em nota, a Oi informou que não comenta ações em andamento.

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.