Ouvindo...

Vai viajar com criança ou adolescente? Veja as regras

Vara da Infância e Juventude alerta os pais sobre documentação necessária para viagem de menores

Após a lei de 2019, todos os jovens com menos de 16 anos que desejam viajar sozinhos precisam de autorização por escrito

Com as férias escolares, as dúvidas sobre as regras para viagens de crianças e adolescentes voltam a surgir. Por isso, a coordenadora do Comissariado da Vara Cível da Infância e da Juventude, Denise Pires da Costa, explica as principais mudanças e orientações.

Desde 2019, essas regras foram atualizadas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “Quando for viajar, a primeira coisa que deve ser feita é a verificação da documentação da criança, do adolescente, dos pais e/ou dos acompanhantes está em dia. Pessoas acima de 12 anos não viajam mais apenas com a certidão de nascimento. É necessário um documento oficial com foto”, explicou.

As exigências mudaram e muitas pessoas ainda são surpreendia já na hora do embarque. “Pessoas acima de 16 anos viajam sozinhas dentro do Brasil com o documento oficial com foto. Pessoas abaixo de 16 anos viajam sem autorização quando estão com os pais, com os avós, com os tios e/ou com os irmãos maiores de 18 anos. Nesses casos não há necessidade de nenhuma autorização, mas sim a documentação para comprovar o parentesco”, explicou.

Para os filhos abaixo 16 de anos viajarem sozinhos é necessário que os pais façam uma autorização com firma reconhecida em cartório.

Ela ainda aponta que os funcionários dos guichês também são orientados a informar a população no momento da compra da passagem.

Hospedagem

Denise ainda destaca que a regra para autorização de hospedagem é diferente. “Se a criança e/ou adolescente estiver com os pais, a hospedagem ocorre normalmente. Se ele (a) estiver com qualquer pessoa que não seja os pais, os responsáveis precisam fazer uma autorização”, disse.

No documento, é importante constar o período de hospedagem e a cidade. Depois disso, é preciso que os responsáveis levem até o cartório para o reconhecimento de firma. “Se ele (a) ficar na casa de um parente nada disso é necessário”, disse.

Mudança de endereço

O endereço da Vara da Infância e da Juventude de Belo Horizonte mudou. Para mais informações: rua Jaceguai, 208, 5º andar, Prado, região oeste. O atendimento ocorre todos os dias, de 12h às 18h.

Formado em jornalismo pela PUC Minas, foi produtor do Itatiaia Patrulha e hoje é repórter policial e de cidades na Itatiaia. Também passou pelo caderno de política e economia do Jornal Estado de Minas.
Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.