Ouvindo...

Parada LGBTQIA+ espera público recorde neste domingo em Belo Horizonte

Concentração dos participantes será na Praça da Estação e está prevista para acontecer a partir das 10h

A Parada do Orgulho LGBTQIA+ tem expectativa de público recorde, neste domingo (9), com mais de 200 mil pessoas. A concentração será na Praça da Estação, a partir das 10h, e o encerramento será na Praça Raul Soares. O trânsito, o itinerário e os pontos de parada dos coletivos serão alterados na área Central, a partir das 11 horas. A chegada à Praça Raul Soares deve ocorrer às 19h e, a dispersão, às 22h.

Agentes da Unidade Integrada de Trânsito (BHTrans, Guarda Municipal e Polícia Militar) irão operar (monitorar, fiscalizar e orientar) o tráfego na região. Faixas de tecido serão afixadas para orientação aos condutores.

A 24ª Edição da Parada LGBTQIA+ de Belo Horizonte é organizada pelo Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (Cellos) e é o 3° maior do país e deve reunir cerca de 200 mil pessoas no Centro da capital mineira movimentando R$ 19 milhões na economia da cidade.

A programação prevê mais de 50 atrações entre os grupos de dança, drag queens, manifestações políticas e institucionais de aliados da comunidade de LGBTQIA+. A diretora do Cellos, Penélope Fontana, ressalta aqui o movimento vai muito além da festa.

“Estar à frente desse processo é uma responsabilidade porque a parada não é somente um evento, é um ato onde nós ocupamos as ruas da cidade para denunciar os crimes os quais a nossa população é acometida diariamente, com muita violência. E marcar a importância de estar ocupando as ruas da cidade, à luz do dia, sem ser invisibilizado. Nós ocupamos as ruas com muito orgulho para celebrar a nossa existência e reafirmar nosso desejo de construir algo que, de fato, tenha materialidade e garanta acesso a todas as pessoas da sociedade.”

Intervenções

Serão realizadas as seguintes intervenções no trânsito domingo (9):

  • 7 horas - Posicionamento dos trios elétrico nas ruas dos Guaicurus, da Bahia e na Avenida dos Andradas, sem impacto do tráfego de veículos;

  • 10 horas - Concentração na Praça da Estação;

  • 13 horas - Se necessária, conforme o número de participantes, interdição da Avenida dos Andradas, no sentido Barro Preto;

  • 14 horas - Se necessária, conforme o número de participantes, interdição da Avenida dos Andradas, no sentido Região Hospitalar;

  • A partir das 16h30 - Início do deslocamento do evento.

Percurso: Praça da Estação, Rua dos Guaicurus, R. da Bahia, Av. Amazonas, Praça Raul Soares.

O deslocamento do evento só será realizado após a liberação das interdições para a Feira Hippie (Av. Afonso Pena, entre Av. Carandaí e Rua da Bahia).

Agentes da Unidade Integrada (BHTrans, Guarda Municipal e Polícia Militar) irão realizar interdições operacionais durante o deslocamento dos participantes até a chegada na Praça Raul Soares. Os desvios serão sinalizados com faixas de pano e os motoristas devem seguir as orientações dos agentes de trânsito.

Entre 19h e 22h - Dispersão na Praça Raul Soares com interdição dos principais acessos à praça da Raul Soares até o término do evento, previsto para às 22h.

Transporte Coletivo

A BHTrans orienta que os participantes priorizem o uso do transporte coletivo, como o Metrô e as linhas do MOVE. Em função do evento, as linhas do transporte coletivo terão o itinerário e pontos de embarque/desembarque alterados na Área Central no domingo (9), das 11h às 22h. Cartazes serão fixados dentro dos ônibus orientando sobre as mudanças nos itinerários.

Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022
Ana Luiza Bongiovani é jornalista e também graduada em direito. É repórter da Itatiaia.
Leia mais