A Parada do Orgulho LGBTQIA+ tem expectativa de público recorde, neste domingo (9), com mais de 200 mil pessoas. A concentração será na Praça da Estação, a partir das 10h, e o encerramento será na Praça Raul Soares. O trânsito, o itinerário e os pontos de parada dos coletivos serão alterados na área Central, a partir das 11 horas. A chegada à Praça Raul Soares deve ocorrer às 19h e, a dispersão, às 22h.
Agentes da Unidade Integrada de Trânsito (BHTrans, Guarda Municipal e Polícia Militar) irão operar (monitorar, fiscalizar e orientar) o tráfego na região. Faixas de tecido serão afixadas para orientação aos condutores.
A 24ª Edição da Parada LGBTQIA+ de Belo Horizonte é organizada pelo Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (Cellos) e é o 3° maior do país e deve reunir cerca de 200 mil pessoas no Centro da capital mineira movimentando R$ 19 milhões na economia da cidade.
A programação prevê mais de 50 atrações entre os grupos de dança, drag queens, manifestações políticas e institucionais de aliados da comunidade de LGBTQIA+. A diretora do Cellos, Penélope Fontana, ressalta aqui o movimento vai muito além da festa.
“Estar à frente desse processo é uma responsabilidade porque a parada não é somente um evento, é um ato onde nós ocupamos as ruas da cidade para denunciar os crimes os quais a nossa população é acometida diariamente, com muita violência. E marcar a importância de estar ocupando as ruas da cidade, à luz do dia, sem ser invisibilizado. Nós ocupamos as ruas com muito orgulho para celebrar a nossa existência e reafirmar nosso desejo de construir algo que, de fato, tenha materialidade e garanta acesso a todas as pessoas da sociedade.”
Intervenções
Serão realizadas as seguintes intervenções no trânsito domingo (9):
7 horas - Posicionamento dos trios elétrico nas ruas dos Guaicurus, da Bahia e na Avenida dos Andradas, sem impacto do tráfego de veículos;
10 horas - Concentração na Praça da Estação;
13 horas - Se necessária, conforme o número de participantes, interdição da Avenida dos Andradas, no sentido Barro Preto;
14 horas - Se necessária, conforme o número de participantes, interdição da Avenida dos Andradas, no sentido Região Hospitalar;
A partir das 16h30 - Início do deslocamento do evento.
Percurso: Praça da Estação, Rua dos Guaicurus, R. da Bahia, Av. Amazonas, Praça Raul Soares.
O deslocamento do evento só será realizado após a liberação das interdições para a Feira Hippie (Av. Afonso Pena, entre Av. Carandaí e Rua da Bahia).
Agentes da Unidade Integrada (BHTrans, Guarda Municipal e Polícia Militar) irão realizar interdições operacionais durante o deslocamento dos participantes até a chegada na Praça Raul Soares. Os desvios serão sinalizados com faixas de pano e os motoristas devem seguir as orientações dos agentes de trânsito.
Entre 19h e 22h - Dispersão na Praça Raul Soares com interdição dos principais acessos à praça da Raul Soares até o término do evento, previsto para às 22h.
Transporte Coletivo
A BHTrans orienta que os participantes priorizem o uso do transporte coletivo, como o Metrô e as linhas do MOVE. Em função do evento, as linhas do transporte coletivo terão o itinerário e pontos de embarque/desembarque alterados na Área Central no domingo (9), das 11h às 22h. Cartazes serão fixados dentro dos ônibus orientando sobre as mudanças nos itinerários.