O Conjunto Moderno da Pampulha, ponto turístico da região da Pampulha e Patrimônio Cultural Mundial pela Unesco, completa 80 anos nesta terça-feira (80). Para comemorar a data, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) preparou um programação especial de aniversário.
A partir desta terça, a exposição ‘Lugar Imaginado, Lugar Vivido: 80 anos da Casa do Baile', será exibida na Casa do Baile, atual Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design.
A mostra apresenta uma linha do tempo da casa até se tornar um espaço museal. Além disso, serão expostas obras de artistas contemporâneos que conversam com a arquitetura do conjunto da Lagoa da Pampulha.
A obra-prima reúne a criação de grandes artistas brasileiros reconhecidos internacionalmente como Oscar Niemeyer, Roberto Burle Marx e Candido Portinari e foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1997.
Inauguração e arquitetura
O Conjunto Moderno da Pampulha foi inaugurado em 1943, durante a gestão do então prefeito Juscelino Kubitschek e sua arquitetura é tida como uma referência no modernismo brasileiro pelo uso das curvas e concreto na composição do monumento. O projeto foi uma colaboração entre o arquiteto Oscar Niemeyer, o paisagista Roberto Burle Marx, o pintor Candido Portinari e o escultor Alfredo Ceschiatti.
O local ainda conta com outros “cartões postais de Belo Horizonte”, como a Igreja São Francisco de Assis, o Cassino da Pampulha, a Casa do Baile e o Iate Golfe Clube.