Ouvindo...

PF prende em Alagoas colombiano foragido há 29 anos por estupro e homicídio

Jaime Saade vivia em Belo Horizonte com um nome falso quando foi localizado pelo pai da vítima em 2020

A vítima Nancy Mestre (esquerda) e o homem condenado por assassiná-la, Jaime Saade

A Polícia Federal prendeu nesta segunda-feira (1º) em Alagoas o colombiano Jaime Saade, que foi condenado a 27 anos de prisão em seu país natal em 1996 por estuprar e assassinar a namorada, Nancy Mestre, à época com 18 anos. O crime ocorreu em 1994. Saade fugiu da Colômbia antes de ser preso e passou a viver em Belo Horizonte com um nome falso.

O pai da vítima, Martín Mestre, permaneceu décadas investigando o caso até que conseguiu localizar Saade no Brasil em 2020. “Senti uma emoção indescritível, como se fosse um misto de alegria e dor. A primeira porque a justiça será feita e a segunda porque nada devolverá a minha filha”, disse ele ao jornal colombiano El Heraldo após saber da prisão realizada nesta nesta segunda-feira.

Após o Martín Mestre localizá-lo em Belo Horizonte, Jaime Saade ficou preso na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, por nove meses. Porém, a Justiça Federal revogou a prisão preventiva dele

O governo da Colômbia pediu a extradição de Saade, mas o Supremo Tribunal Federal (STF) negou o pedido em 2020. O julgamento terminou empatado, caso em que a decisão é favorável ao réu. Martín Mestre recorreu da decisão e, no último dia 18 de abril, o STF autorizou a extradição de Saade para a Colômbia após o ministro Edson Fachin mudar o voto.

Jaime Saade estava foragido da Justiça desde então. Após trabalho da Polícia Federal em conjunto com a Polícia Militar de Minas Gerais, ele foi preso no município de Marechal Deodoro em Alagoas. Ele foi levado para a Superintendência Regional da Polícia Federal em Alagoas e será transferido para Minas Gerais em avião da Polícia Militar mineira.

Formado em jornalismo pela PUC Minas, foi produtor do Itatiaia Patrulha e hoje é repórter policial e de cidades na Itatiaia. Também passou pelo caderno de política e economia do Jornal Estado de Minas.