Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desenvolveram um sistema de prevenção de incêndios florestais e monitoramento do cerrado e publicaram detalhes sobre o projeto na revista Nature Scientific Reports.
O sistema, que funciona em empo quase-real, tem uma taxa de acerto que chega a 89% e utiliza imagens de sensoriamento remoto juntamente com dados de clima e relevo para simular a propagação do fogo em todo o bioma. Assim como afirma o artigo, nenhuma outra oferece um conjunto de soluções semelhantes.
“Isso graças ao software Dinamica EGO, também desenvolvido dentro do CSR-UFMG, que permite o processamento de um grande volume de dados de modo eficiente, sendo um grande diferencial frente a sistemas que também lidam com dados de fogo desenvolvidos internacionalmente”, informou a UFMG.
Diante de um cenário de mudanças climáticas, em que os incêndios florestais estão cada vez mais destrutivos, o trabalho desenvolvido pelos pesquisadores da UFMG aponta caminho para aumentar a prevenção e o combate a incêndios.