Ouvindo...

Preso no Paraguai por estuprar e engravidar enteada e amiga em Ouro Preto será ouvido nos próximos dias

Suspeito, alvo de mandado de prisão preventiva, foi encontrado em um shopping popular na Cidade do Leste, na fronteira com Foz do Iguaçu

Homem estava em um shopping na Cidade do Leste, no Paraguai

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deve ouvir nos próximos dias o homem de 40 anos suspeito de ter estuprado duas adolescentes, de 13 e 14 anos, na cidade de Ouro Preto, região Central de Minas. Ele foi preso no Paraguai e transferido para o sistema prisional de Minas na última sexta-feira (14). As duas ficaram grávidas, mas uma delas perdeu o bebê. O suspeito, alvo de mandado de prisão preventiva, foi encontrado em um shopping popular na Cidade do Leste, na fronteira com Foz do Iguaçu, no Paraná. Ele estava foragido havia quatro anos.

O homem foi preso durante a operação Tripartite, que contou com a participação da Delegacia Regional em Ouro Preto, com apoio da Polícia Civil do Paraná, Delegacia em Foz do Iguaçu e do Comando Tripartite instalado no Paraguai (mecanismo de cooperação entre as polícias do Brasil, do Paraguai e da Argentina) e apoio da Polícia Federal.

O delegado regional Wesley Geraldo Campo disse que o investigado optou por não se manifestar sem a presença do advogado. “Nos próximos dias vamos fazer o procedimento formal de oitiva dele”, ressaltou.

“A Polícia Nacional [do Paraguai] realizou o procedimento administrativo de expulsão do investigado, o qual foi entregue para a Polícia Federal na Ponte da Amizade [que liga Foz do Iguaçu à Cidade do Leste]. Na última sexta-feira (14), nós conseguimos fazer o encaminhamento do preso para Minas Gerais”, conta Campos ao informar que o suspeito foi surpreendido enquanto prestava serviços de eletricista no shopping da cidade paraguaia.

Indiciado

Segundo a delegada Celeida Martins, titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) em Ouro Preto, as investigações dos crimes de estupro começaram em fevereiro de 2019, quando o caso chegou ao conhecimento da polícia. “Uma das vítimas sentiu fortes dores abdominais, sob suspeita de apendicite. Ela foi atendida no sistema de saúde em Ouro Preto e verificou-se que estava grávida. Ao questioná-la, a adolescente contou que havia sido estuprada em uma festa de aniversário por parte do padrasto de uma amiga”, informou.

A Polícia Civil abriu investigação e descobriu que a amiga também era vítima dos abusos. À época dos fatos, as adolescentes tinham 13 e 14 anos, e ambas engravidaram, sendo que a mais velha perdeu o bebê. “Quando o inquérito policial foi finalizado, em abril de 2019, o suspeito não foi mais localizado. Na sequência, foi decretada a prisão preventiva dele”, relembra a delegada. O homem foi indiciado pelos crimes de estupro e estupro de vulnerável.

*Com informações da Polícia Civil de Minas Gerais

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.