A Polícia Federal pode prender no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na noite desta sexta-feira (14), dois brasileiros procurados pela justiça. Os homens estavam ilegalmente nos Estados Unidos e foram deportados. Eles estão em um voo que saiu da Louisiana, nos EUA, com destino à capital mineira.
Um dos presos, de 26 anos, é natural de Belo Horizonte e está foragido desde 2015. O jovem roubou um celular com o uso de força física contra a vítima. O crime foi julgado pelo Juízo da Vara de Execuções Criminais da Comarca de Governador Valadares e o acusado foi condenado a uma pena de três anos e meio.
Em 2020, o Núcleo de Cooperação Internacional/Interpol da Polícia Federal em Minas Gerais incluiu o nome do criminoso na lista de captura internacional. O órgão publicou a chamada “Difusão Vermelha”, que indica para as autoridades estrangeiras quando uma pessoa tem um mandado de prisão em aberto no país de origem.
Matou uma mulher
O outro preso, de 41 anos, é de Araujá (SP) e era procurado por ter matado uma mulher a facadas em fevereiro de 2021. A justiça em Descanso (SC) emitiu um mandado de prisão preventiva e ele foi incluído na difusão vermelha em julho de 2022.
Os dois foram detidos nos Estados Unidos pela ICE - U.S. Immigration and Customs Enforcement, autoridade de Imigração dos EUA, por estarem em desacordo com as normas de imigração do país.
Segundo a Polícia Federal, os dois mandados de prisão serão cumpridos assim que os procurados desembarcarem no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. Os homens passarão por exame de corpo de delito e serão encaminhados para o Complexo Penitenciário Nelson Hungria, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde ficarão à disposição da Justiça.
* sob supervisão de Enzo Menezes