Ouvindo...

Polícia prende 24 suspeitos de integrar quadrilhas de falso call center

Suspeitos agiam em Bonsucesso e Niterói, no Rio de Janeiro

Só neste ano, 400 pessoas foram presas por participação nesses crimes

A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro prendeu 24 pessoas suspeitas de integrar quadrilhas especializadas em aplicar golpes de falso empréstimo consignado. Segundo as investigações, os principais alvos eram idosos e beneficiários de Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Quadrilha de Bonsucesso

Uma das quadrilhas foi encontrada na quinta-feira (30), em Bonsucesso, na zona norte do Rio de Janeiro, em um local que funcionava como uma central telefônica. Cerca de 16 pessoas foram presas.

Segundo a polícia, os criminosos seguiam roteiros para simular diálogos e convencer as vítimas. A quadrilha também tinha um ranking na sala: quem enganasse mais pessoas, subia de posição na tabela. Além disso foi encontrado um quadro com os ganhos dos bandidos, que batiam mais de R$ 300 mil.

Quadrilha de Niterói

Em Niterói, a polícia prendeu outra quadrilha que praticava ações criminosas parecidas. Oito pessoas foram presas em flagrante. Também foram apreendidos documentos com dados públicos e privados dos criminosos e das vítimas.

Celulares e computadores também foram apreendidos e passarão por perícia para identificar os chefes da operação.

Como evitar tais golpes?

O delegado responsável pelo caso, Helton Pinho, explicou alguns cuidados para evitar de cair nesse tipo de esquema.

“Se você não solicitou a proposta de empréstimo, questione por que a atendente o procurou e como obteve seus dados pessoais. Desconfie sempre de ofertas muito vantajosas e não realize qualquer depósito ou transferência, como condição para receber qualquer valor. Nenhuma instituição confiável solicita antecipação para liberar o dinheiro”, disse Helton.