Ouvindo...

Moradores de Nova Lima denunciam 'água marrom’ da Copasa e fazem fila para buscar água

Abastecimento foi interrompido na sexta-feira (24), em Nova Lima, devido ao rompimento de uma adutora; sobre a qualidade da água a Companhia afirma que fará análises na região

Moradores relatam qualidade ruim da água da Copasa em Nova Lima

A qualidade da água e a falta de abastecimento têm gerado transtornos para os moradores do bairro Jardim Canadá, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte. Conforme relatos dos moradores na manhã deste sábado (25), a água da Copasa está “marrom” e, possivelmente, contaminada. O abastecimento em alguns bairros foi interrompido pela Companhia na madrugada dessa sexta-feira (24).

“A qualidade da água tá ruim, uma água escurecida, parece minério. Lá em casa eu tenho que lavar o filtro constantemente e a água é filtrada duas vezes. No passado, encontraram um corpo lá na caixa d'água. Atualmente, eu não sei se tem, mas existe a possibilidade de ter algo morto lá dentro, já que ela fica em local de fácil acesso e sem segurança nenhuma”, denuncia à Itatiaia o morador Wilson José.

“Não tá chegando muita boa (a água) não. Tá com um gosto estranho e uma cor bem duvidosa. Saiu um boato aí dizendo que tinha um corpo dentro da caixa. A gente acha que é verdade e tá pensando em comprar água mineral”, relata a morada Eduarda Santos Ferreira.

Na busca por água potável, moradores fazem fila no chafariz, que fica no bairro dos Cristais, próximo à Creche Lar da Esperança.

Nota

Por meio de nota, a Copasa esclarece que, neste sábado (25), o abastecimento nos bairros de Nova Lima continua suspenso, devido à “complexidade do serviço.” Até a normalização, o abastecimento em hospitais será feito via caminhão-pipa.

“Os técnicos da empresa continuam trabalhando, ininterruptamente, na manutenção da tubulação, para que o fornecimento de água da região seja restabelecido o mais rápido possível. Até que a situação seja resolvida, o abastecimento emergencial, principalmente em hospitais, será realizado por meio de caminhões-pipa. A Copasa pede desculpas pelo transtorno e pede a colaboração da população para que faça o uso consciente da água, utilizando apenas o necessário até que o serviço seja concluído.

Com relação à informação de corpo jogado na caixa que abastece o Jardim Canadá, a Copasa informa que se trata de fake News. Ainda assim, a Companhia irá realizar a coleta e análise da água na região para atestar a sua qualidade.”

Bairros sem água

Alto das Quintas, Alvorada, Areão do Matadouro, Barra do Céu, Bela fama, Bela vista, Boa Vista, Bom Jardim, Bonfim, Cabeceiras, Campo do Pires, Cariocas, Cascalho, Centro, Chácara Bom Retiro, Chácara dos Cristais, Chácara Silveira Ramos, Conjunto Habitacional Paulo Gaetani, Cristais, Cristais Curitiba, Cristais II, Cruzeiro, Fazenda do Benito, Jardim das Américas, Jardins de Petrópolis, Matadouro, Mina D’água, Mingu, Nossa Senhora de Fátima, Olaria, Oswaldo Barbosa Pena II, Parque Aurilândia, Parque Santo Antônio, Quintas, Quintas do Sol, Quintas II, Resende, Retiro, Rosário, São Bento, Silicóticos, Vale da Esperança, Vila do Ouro, Vila Lacerda, Vila madeira, Vila Maria do Carmo, Vila Marize, Vila Monte Castelo, Vila Operaria, Vila Padre Valeriano, Vila Passos, Vila São José Primeira Seção, Vila São José Segunda Seção, Vila São José Terceira Seção, Vila São Luiz.

Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022
Fabiano Frade é jornalista na Itatiaia. Cobre as pautas de cidades e geral, com dedicação especial à Central de Trânsito. Antes da rádio de Minas, passou pela Rádio Band News FM e também pela BTN, onde cobriu o trânsito para várias rádios de BH e Brasília.