O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) bloqueou o financiamento de 58 proprietários rurais que foram identificados como responsáveis pelo desmatamento na Amazônia. A medida faz parte de um esforço para combater a prática ilegal e contribuir para a conservação da floresta.
De acordo com o banco, os proprietários foram notificados e terão que adotar medidas de regularização ambiental para que possam ter acesso a financiamentos novamente. Entre as ações necessárias estão a recuperação de áreas degradadas e o cumprimento das obrigações previstas na legislação ambiental.
O BNDES também afirmou que está investindo em projetos que contribuem para a preservação da Amazônia, como a aquisição de equipamentos para o monitoramento e combate ao desmatamento e a criação de novas áreas protegidas.
O desmatamento na Amazônia tem sido alvo de críticas internacionais e pressionado o governo brasileiro a tomar medidas de combate à prática ilegal. Em julho, líderes da França, Alemanha, Noruega e Reino Unido pediram ao Brasil que fizesse mais para proteger a floresta e ameaçaram suspender investimentos no país se o desmatamento continuar.
Matéria sob supervisão de Luis Otávio Peçanha.