Dos 853 municípios mineiros, 275 estão em situação de emergência e calamidade pública por causa das chuvas, conforme dados atualizados nesta quinta-feira (23) pela Defesa Civil estadual. Ao todo, 22 pessoas morreram vítimas dos temporais.
Desde o início do período chuvoso 12.565 pessoas ficaram desalojadas, ou seja, precisaram sair das casas e buscar abrigo na casa de parentes ou amigos. Outras 2.219 estão desabrigadas, o que quer dizer que elas precisam de abrigos públicos (como uma casa temporária), em função de danos ou ameaça de danos nas casas.
Previsão do tempo
Esta quinta-feira (23) será mais um dia típico de verão com calor e pancadas de chuva nas regiões Centro-Sul e Oeste de Minas Gerais. O sol aparece em todo o estado, porém, segundo previsão da Defesa Civil, o dia será de céu nublado no Sul e Zona da Mata, onde o volume de chuva também tende a ser mais acentuado.
No Oeste, Noroeste e no Centro do estado, a combinação entre aquecimento e disponibilidade de umidade tende a provocar pancadas de chuva e trovoadas localizadas.
No Norte e Leste, prevalece o tempo ensolarado. As temperaturas podem superar os 35°C no Norte e Nordeste e Leste mineiro.