Ouvindo...

Santuário Nossa Senhora da Piedade reabre as portas aos fiéis após quatro meses

Em outubro do ano passado o local precisou ser fechado para obras de contenção em rochas que apresentam risco de queda

Em outubro do ano passado o local precisou ser fechado para obras de contenção em rochas que apresentam risco de queda

A partir desta Quarta-feira de Cinzas (22) o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, região metropolitana de Belo Horizonte, abre as portas e volta a receber fiéis, peregrinos e visitantes.

As celebrações pelo primeiro dia da Quaresma, poderão ser acompanhadas pelos fiéis, às 9h e às 15h, e também pela TV Horizonte – canal 30 HDTV), Canal Mãe Piedade, Instagram Mãe Piedade e Rádio América – AM 750.

Desde outubro do ano passado a Serra da Piedade, que abriga a menor Basílica do mundo e o Santuário da Padroeira de Minas Gerais, precisou ser interditada para obras de contenção em rochas que poderiam se desprender da montanha, causando acidentes.

De acordo com a Arquidiocese de Belo Horizonte, as intervenções preventivas, de segurança, no maciço rochoso do Santuário Basílica tiveram avanços importantes o que permitiu que a Serra voltasse a estar de portas abertas.

Para o Padre Samuel Fidélis, pró-Reitor do Santuário, o momento é de esperança e marca um tempo novo na história da Serra da Piedade.

“Essa casa da fé dos mineiros é um patrimônio espiritual há mais de 300 anos, onde os peregrinos vem para receber consolo e graças”, afirmou.

Hoje, quarta-feira de Cinzas, acontecerão três celebrações no Santuário. Às 9h, às 11h, e às 15h. Porém, para subir ao Santuário é necessário uma inscrição prévia pelo site da Arquidiocese de BH. arquidiocesebh.org.br

Visitas suspensas

No dia 15 de outubro foram suspensas, de forma temporária, as visitas à Casa da Mãe Piedade. A equipe técnica que monitora as condições geológicas da Serra identificou fissuras em uma das rochas, localizadas próximas ao caminho que leva ao ponto mais alto do maciço. Assim, a medida foi tomada por prudência, buscando garantir ainda mais segurança para peregrinos e turistas.

Jornalista formado pela Universidade FUMEC com ênfase em Gestão de Crises Institucionais. Na Itatiaia desde 2017, cobriu grandes eventos ligados à Igreja Católica, como a beatificação da mineira Isabel Cristina Mrad Campos e a morte do Papa Emérito Bento XVI, em 2022. Além de repórter, é produtor e editor do programa “Café com Notícia”