Os trabalhadores dos hospitais da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), maior rede hospitalar do Sistema Único de Saúde (SUS), vão entrar em greve a partir da próxima segunda-feira (13).
A categoria alega ter sido surpreendida por resoluções do governo de Minas que “retiram direitos básicos dos trabalhadores, além de sucatear os serviços com o propósito de terceirizá-los”.
Os trabalhadores citam a resolução 10.688/2022, que aumenta a carga horário dos servidores; 27.471/2022, que retira o direito previsto em leis das mães e pais a acompanhar seus filhos com necessidades especiais; além de serem contra a terceirização dos hospitais públicos por meio das Organizações Sociais (OSs).
Em nota, a Fhemig informou à Itatiaia que, até o momento, não foi notificada a respeito da paralisação.
A Rede
De acordo com informações do site da Fhemig, a rede conta com mais de 13 mil profissionais e possui 20 unidades assistenciais distribuídas em Belo Horizonte, região metropolitana e no interior do estado.
1 - Unidades Assistenciais de Urgência e Emergência: Hospital João XXIII (HJXXIII), Hospital Maria Amélia Lins (HMAL) e Hospital Infantil João Paulo II (HIJPII), em Belo Horizonte..
2 - Unidades Assistenciais de Referência: Hospital Regional Antônio Dias (HRAD), em Patos de Minas; Hospital Regional Dr. João Penido (HRJP), em Juiz de Fora; Hospital Regional de Barbacena Dr. José Américo,, em Barbacena; Maternidade Odete Valadares (MOV) e Hospital Eduardo de Menezes (HEM), em Belo Horizonte.
3 - Unidades Assistenciais de Especialidades: Hospital Alberto Cavalcanti (HAC) e Hospital Júlia Kubitschek (HJK), em Belo Horizonte.
4 - Unidades Assistenciais de Reabilitação e Cuidados Integrados: Casa de Saúde Padre Damião (CSPD), em Ubá; Casa de Saúde São Francisco de Assis (CSSFA), em Bambuí; Casa de Saúde Santa Fé (CSSFe), em Três Corações; Casa de Saúde Santa Izabel (CSSI), em Betim e Hospital Cristiano Machado (HCM), em Sabará.
5 - Unidades Assistenciais de Saúde Mental: Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena (CHPB), em Barbacena; Centro Mineiro de Toxicomania (CMT), Centro Psiquiátrico da Adolescência e Infância (Cepai) e Instituto Raul Soares (IRS), em Belo Horizonte.
6 - Sistema Estadual de Transplantes: MG Transplantes