Ouvindo...

UFMG procura por voluntários para vacina contra Covid 100% brasileira; veja como se inscrever

Os voluntários devem ter entre 18 e 54 anos e serem saudáveis; a UFMG trabalha na produção de uma vacina 100% brasileira contra a Covid-19

A UFMG está na primeira fase de testes de uma vacina contra a Covid-10

A equipe do CTVacina, na Universidade Federal de Minas Gerais, anunciou que esta em busca de 10 voluntários, entre 18 e 54 anos, para os testes clínicos de um imunizante contra a Covid-19 que esta sendo produzindo pela Universidade. A SpiN-TEC MCTI é a vacina da UFMG 100% brasileira e está na fase 1 dos testes.

Para participar dos testes é preciso ser saudável, não ter tido covid-19 e ter recebido duas doses iniciais da vacina CoronaVac e uma dose de reforço da Pfizer, há pelo menos nove meses. Além disso, é necessário residir em Belo Horizonte pelos 12 meses que serão aplicados os estudos. Mulher não devem estar grávidas nem amamentando.

Segundo o coordenador dos testes clínicos da vacina, professor Helton Santiago, do Departamento de Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG, o estudo possui dois grupos de voluntários: o primeiro reúne pessoas de 18 a 54 anos; o segundo, de 55 a 85 anos. O segundo grupo, entretanto, já está concluído.

“Essa é a primeira fase de segurança da vacina, e os voluntários precisam ser saudáveis para que seja possível identificar as situações em que uma reação adversa decorre do imunizante ou de outro problema de saúde. Além disso, essas pessoas não podem ter contraído covid-19 e precisam ter tomado vacinas específicas anteriormente. Não é fácil encontrar voluntários que se enquadrem em todos os requisitos exigidos”.

Quem estiver interessado em participar do estudo e se enquadrar em todas as especificardes deve fazer o cadastro pela internet ou pelo Whatsapp (31-99902-7292). Após se inscrever, os voluntários devem passar por triagens e serem submetidos a avaliações clínicas e laboratoriais conduzidas pelo CTVacinas e pela Unidade de Pesquisa Clínica em Vacinas (UPqVac), instalada na Faculdade de Medicina da UFMG.