As chuvas que atingem Minas Gerais trazem transtornos para centenas de cidades mineiras. Em Governador Valadares, região do Vale do Rio Doce, há 336 desabrigados e quase 8 mil desalojados, conforme balanço atualizado pela Defesa Civil municipal nesta sexta-feira (13). Com a queda no nível das águas do Rio Doce, começam as ações de limpeza na cidade.
Segundo a prefeitura, as equipes atuam em diversas frentes de trabalho nos bairros Ilha dos Araújos; São Paulo; Santa Rita; Vale Pastoril; JK I, II e III; e São Pedro. As ruas do bairro São Tarcísio ainda não foram atendidas devido ao nível elevado de água nesses locais.
São usados na limpeza da cidade, caminhões-pipa, caçamba e outros maquinários, que oferecem suporte necessário às regiões afetadas para a retirada de lama e entulhos, além da limpeza das ruas.
Balanço
Segundo a Prefeitura de Valadares, até essa quinta-feira (12), a cidade registrava 11 mil desalojados e 465 desabrigados. Na última terça-feira (10), a Prefeitura de Valadares decretou situação de emergência em decorrência da cheia do rio.