Uma tubulação da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) estourou na noite deste sábado (7) no bairro Nova Esperança, região Noroeste de Belo Horizonte. O rompimento causou o aumento de uma cratera que estava sendo reparada pela prefeitura. Um casal de idosos teve que ser retirado de casa por risco de desabamento.
Moradores relataram conviver com a cratera há anos, e que o buraco foi aumentando com o tempo. Eles informaram que a prefeitura de Belo Horizonte e a Copasa teriam iniciado os reparos no local em novembro, mas com a chegada da temporada de chuvas a situação se agravou. No local, é possível ver uma escavadeira em meio à terra que cedeu.
Uma moradora que não quis se identificar à Itatiaia contou que o problema começou há vinte anos e nunca foi solucionado. Agora, a manilha da rede fluvial começou a trincar. “A manilha da rede fluvial que já era antiga foi trincando. Os moradores foram avisando, a Defesa Civil veio várias vezes aqui porque o morador aqui da frente avisou que ano passado que estava vazando água na escada da casa dele. Isso em dezembro de 2021, só que não fizeram nada.”, contou.
De acordo com ela, em fevereiro de 2022, caíram duas casas devido à cratera. “Eles fecharam a rua, começaram os reparos e colocaram os tapumes. A Defesa Civil veio em maio para falar das casas, e desmancharam as casas e começaram os reparos em novembro”.
Respostas
A Prefeitura de Belo Horizonte informou que a obra de recuperação do local já está em execução e que a Copasa já está tomando as medidas necessárias para intervir no local ainda neste domingo (8). “Equipes do Centro de Operações da Prefeitura de Belo Horizonte (COPBH) estão monitorando e acompanhando os trabalhos a serem realizados pela Copasa com objetivo da eliminação dos riscos” esclareceu o órgão.
A Copasa esclareceu que a tubulação foi rompida devido a uma obra de drenagem pluvial de responsabilidade da Prefeitura. “Copasa informa que assim que recebeu a informação do rompimento da rede realizou o fechamento para conter o vazamento, ainda na noite de sábado (7). Durante a madrugada deste domingo (8) a equipe técnica de plantão foi até a para avaliar a situação da tubulação danificada. Devido à complexidade dos serviços a Copasa irá realizar uma manutenção provisória para que o abastecimento dos bairros Aparecida, Bom Jesus, Caiçaras, Nova Cachoeirinha, Nova Esperança e Santo André de água seja restabelecido no decorrer da noite de hoje (8).
A Copasa esclarece que que a prefeitura de BH deverá ser consultada sobre o apoio a família que reside no imóvel interditado pela Defesa Civil.”, informou em nota.