Seis famílias de Betim, que moram em áreas de risco da Colônia Santa Isabel, região do bairro Citrolândia, precisaram deixar as casas devido ao intenso e constante volume de chuvas que atingem a cidade desde sexta-feira (6). A remoção começou na noite de sábado (7), e todos foram recebidos em abrigo montado na Escola Municipal Frei Rogato, no próprio Citrolândia. Na manhã deste domingo (8), o volume da represa Várzea das Flores estava em 85% da capacidade. Quando o local atinge 100% o vertedouro é aberto automaticamente para drenar a água.
Nas últimas 24 horas, a cidade registrou 55 mm de chuvas. Do último domingo (1) até sexta-feira (6), o volume registrado foi de 149 mm. De sexta (6) até a manhã de domingo (8), a Defesa Civil atendeu um total de 24 ocorrências. Foram sete chamados relacionados a deslizamentos, dois sobre inundação/alagamentos, dois para queda de árvores, dois para risco de queda de poste de energia, seis para colapso parcial de imóveis, oito para infiltrações/rachaduras/trincas em imóveis e um para aquaplanagem de veículo.
Assistência às famílias
A estrutura do abrigo conta com colchonetes, cobertores, travesseiros, produtos de higiene pessoal, dentre outros, conforme informações da prefeitura. Também são oferecidas às famílias quatro refeições completas: café da manhã, almoço, lanche e jantar. Mais de 50 profissionais estão diretamente envolvidos nos trabalhos.
A prefeitura esclareceu, por meio de nota, que irá disponibilizar caminhões para auxiliar os moradores das áreas de inundação a transportarem os pertences locais seguros, além de oferecer transporte para deslocamento de pessoas com mobilidade reduzida.