Mais de 50 pessoas estão desabrigadas após fortes chuvas que atingiram Cataguases, na Zona da Mata mineira, entre essa sexta-feira (30) e este sábado (31). Segundo a prefeitura, a média para este mês era de 310 mm, mas já foram registrados 435 mm de precipitação.
Vários pontos do município ficaram alagados, e houve relatos de quedas de árvore. O executivo municipal confirmou, ainda, que todas as vias públicas já têm o tráfego normalizado. A Defesa Civil e a Secretaria de Serviços Urbanos atuam desde os últimos dias com orientações para moradores de regiões de risco.
“Nas primeiras horas da manhã, uma equipe com dois caminhões atendiam aos moradores dos bairros São Diniz, Pouso Alegre e Beco do Aroldo, especialmente na remoção de móveis das casas atingidas. Enquanto isso, ainda na manhã de hoje, na região do bairro Justino em direção à terceira ponte, duas pás carregadeiras, uma retroescavadeira e uma máquina Patrol faziam a remoção de todo o excesso de lama, provocado pelas obras inacabados do loteamento”, esclareceu a prefeitura em nota.
A ligação entre Cataguases e alguns distritos também foi comprometida por efeitos da chuva. Cataguarino, Glória e Joaquim Vieira são algumas comunidades próximas que tiveram o acesso bloqueado. Entretanto, a prefeitura afirma que a situação foi controlada pela Defesa Civil. Apenas um trecho, que leva ao Distrito de Cataguarino, segue interditado por se tratar de danos envolvendo redes pluviais.
“Neste intervalo, recomendamos que as pessoas não retornem às suas moradias ou com seus móveis, até que as águas retornem ao leito e o tempo esteja estabilizado”, recomenda o secretário Carlinhos Pires.
“Somente entre ontem e hoje, a Defesa Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros interditaram seis imóveis por conta de ameaças de desabamento dos imóveis por conta de deslizamentos de terra”, completou o executivo no comunicado.
Cataguases ainda mostra preocupação com a possibilidade de deslizamentos de barrancos e encostas, e mantém alerta também para o Rio Pomba, que está com volume alto e pode transbordar caso as fortes chuvas se mantenham.
Em casos de emergência, moradores podem acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193, e a Defesa Civil Municipal pelo número 3429-2590.