Mais 32 pessoas precisaram desocupar residências, por conta das fortes chuvas que têm atingido Minas Gerais, conforme balanço divulgado neste sábado (3) pela Defesa Civil estadual. Desde o início do período chuvoso, em outubro, o número de desalojados chegou a 3.598 pessoas. Já o número de pessoas que precisam de abrigo público já é de 968.
Dois idosos perderam a vida neste período chuvoso, um de 62 outro de 71 anos, das cidades de Piraúba e Bom Jesus do Galho. Até o momento, 44 cidades mineiras já decretaram situação de emergência.
Na cidade de Dom Joaquim, a chuva atingiu o distrito de Gororós provocando alagamento (enxurradas) em algumas residências, nessa sexta-feira (2). Houve, também, danos na casa de máquina de um dos poços artesianos do sistema de abastecimento de água do distrito, além de danos em três bueiros nas estradas que dão acesso a sede do município. Não houve desalojados ou desabrigados.
Em Ouro Verde de Minas, por conta da chuva do dia 1° de dezembro, e o volume acumulado dos últimos dias, houve interdição total das estradas que ligam o município de Ouro Verde de Minas aos Córregos de Água Preta de Cima, Água Preta de Baixo e ao povoado de Canaã do Brasil. Houve alagamento, provocando danos em algumas residências. Ao todo, nove pessoas ficaram desalojadas.
Cidades em situação de emergência
Almenara
São Domingos do Prata
Alfenas
Capetinga
Aracitaba
Alto Rio Doce
Lassance
São João Del Rei
São Gonçalo do Sapucaí
Senador Firmino
Barbacena
Visconde do Rio Branco
Antônio Carlos
Muriaé
Urucânia
São Sebastião da Vargem Alegre
Paula Cândido
Presidente Bernardes
Guiricema
Cana Verde
Poço Fundo
Santa Rita de Caldas
Alpercata
Três Corações
Nova União
Carandaí
Monte Santo de Minas
Piedade do Reio Grande
Capitão Enéas
Campos Gerais
Sacramento
Juruaia
Paiva
Açucena
Piraúba
Barão de Monte Alto
Cabo Verde
Silverânia
Muzambinho
Rio Piracicaba
Luisburgo
Uberaba
São João do Paraíso
Cajuri