O feriado da Proclamação da República, comemorado na terça-feira (15), deve movimentar o fluxo de passageiros deixando Belo Horizonte de avião. Segundo a BH Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de BH, em Confins, na Região Metropolitana, cerca de 200 mil pessoas devem passar pelo terminal no feriado prolongado.
A estimativa da empresa prevê ainda cerca de duas mil operações de aeronaves entre esta sexta (11) e quarta-feira (16). O pico de viagens, estimado para estar sexta, inclui mais de 36 mil pessoas e quase 300 voos passando pelo aeroporto.
Por conta da alta demanda, companhias como a Azul ampliaram também a oferta. A empresa planejou 155 voos extras para destinos como São Paulo, Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu (PR), Porto Alegre (RS) e diversas capitais no Nordeste. A GOL, por sua vez, terá 21 voos extras, com foco no Nordeste brasileiro, e a LATAM aumentou a oferta para a capital paulista.
“Diferentemente dos últimos feriados que caíram em uma quarta-feira, o feriado da próxima semana traz a emenda, o que eleva a demanda por viagens e também o fluxo de passageiros que passam pelo terminal”, ressalta, Herlichy Bastos, diretor de Operações e Infraestrutura da BH Airport.
Neste mês, o terminal está conectado a 40 destinos diferentes, considerando voos regulares e extras. Para dezembro, que também tem grande demanda dos passageiros, a estimativa é superar 50 mercados atendidos, segundo a concessionária.