Ouvindo...

Minaspetro aponta ‘situação controlada’ na distribuição de combustível com bloqueio de estradas

Entidade afirmou que situação esteve “próxima de ficar mais grave”, mas é considerada “controlada” em Minas

Sindicato afirmou que distribuição de combustíveis em Minas está “controlada”

O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados do Petróleo do Estado de Minas Gerais (Minaspetro) divulgou comunicado nesta quinta-feira (3) sobre a situação da distribuição de combustíveis no Estado em meio aos bloqueios estabelecidos em diversas rodovias.

A entidade afirmou que “a situação esteve próxima de ficar mais grave” em Ipatinga, no Vale do Aço, e em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, mas confirmou que, atualmente, há “menos postos secos e bases com suprimentos atendendo a necessidade dentro do possível”. Órgãos públicos e as bases distribuidores também monitoram a movimentação.

Segundo o Minaspetro, houve contato prévio com a Polícia Militar para garantir a segurança dos caminhões. Além disso, o sindicato valorizou a atuação junto às distribuidoras, uma vez que foi feita solicitação para que as empresas trabalhassem em tempo integral no feriado dessa quarta (2).

“Paralelamente a isso, comunicados diretora no telefone dos associados foram emitidos, para informar os revendedores sobre a situação das bases. O trabalho próximo e permanente junto à imprensa foi importante para que a situação ficasse mais transparente para revendedores e consumidores”, detalhou o comunicado.

Ainda, o Minaspetro afirmou ter mantido contato com a Agência Nacional do Petroleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), para que o órgão criasse “mecanismo de regulação emergenciais que pudesse conter a crise”. Entretanto, as medidas foram consideradas “totalmente inócuas e fora da realidade do que era necessário para o momento”.

“O Minaspetro continuará em contato com a ANP para que o órgão consiga se movimentar com mais celeridade e com medidas mais arrojadas para conter situações graves, como a que o mercado vem vivendo nos dias de hoje”, finalizou.

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.