Metrô de BH: CBTU não notifica servidores e passagem é cobrada neste domingo

Decisão da Justiça começa o dia sendo descumprida

Gratuidade foi determinada pela Justiça na noite desse domingo

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) ainda não notificou funcionários do metrô de Belo Horizonte sobre a gratuidade para eleitores que apresentarem o título de eleitor neste domingo (30) de eleições. A determinação de tarifa gratuita é da Justiça Federal e foi tomada na noite deste sábado (29).

A reportagem passou por estações nesta manhã e verificou que a cobrança da tarifa ocorre normalmente. Na estação Central, funcionários informaram que só podem liberar o acesso após serem notificados pela CBTU, o que não tinha ocorrido até as primeiras horas.

A Companhia de Trens Urbanos de Minas Gerais (CBTU-MG) informou, por meio de nota, que até o momento, não foi notificada oficialmente de qualquer decisão sobre a gratuidade. Confira a nota na íntegra

“A Companhia de Trens Urbanos de Minas Gerais, CBTU-MG, que atualmente administra o metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte, informa que, até o momento, não foi notificada oficialmente de qualquer decisão sobre a gratuidade no transporte metroviário neste domingo de segundo turno de eleições (30/10/22). Tão logo seja concretizada a notificação, a CBTU MG, prontamente, cumprirá a decisão do Poder Judiciário. O metrô funcionará normalmente nesta data e não há mudanças no valor da passagem, que hoje tem a tarifa unitária de R$4,50.

Vale ressaltar que, conforme dados da Companhia, não houve aumento significativo de número de usuários no dia do primeiro turno das eleições (2/11), em comparação com um domingo comum, como mostra o gráfico abaixo:

No domingo de eleições, os trens funcionam com intervalos de 20 minutos.”

Despacho

No despacho, o juiz plantonista Wagmar Roberto Silva determinou que a CBTU “dote as medidas necessárias para fornecer e garantir transporte público gratuito do metrô aos cidadãos/passageiros de Belo Horizonte em todas as estações no dia 30 de outubro de 2022, com programação de domingo, no horário de 7 até 18 horas, devendo o usuário apresentar previamente o título de eleitor para fazer uso do bilhete gratuito”.

Além disso, o juiz também determinou que a CBTU “divulgue a gratuidade do transporte público do metrô de Belo Horizonte em seu portal eletrônico e redes sociais”. O despacho foi publicado após um cidadão apresentar uma ação popular solicitando a gratuidade do serviço.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...