Assim como as mulheres, as fêmeas de cães e gatos também estão suscetíveis a desenvolverem o câncer de mama. Pensando nisso, o Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está organizando um mutirão de exames em cães e gatos para detectar e tratar a doença. A campanha Outubro Rosa Pet acontece de forma gratuita no dia 22 de outubro em pontos da região metropolitana de Belo Horizonte e em Conselheiro Lafaiete, entre às 9h e 14h.
De acordo com o professor titular do departamento de patologia pelo ICB, Geovanni Cassali, o câncer de mama é um dos mais frequentes entre os animais e pode ser mais comum entre cadelas do que entre as mulheres.
“Todos nós sabemos a importância da frequência do câncer de mama na mulher. Nas cadelas e nas gatas não é diferente, podendo ser observado muitas vezes um comportamento agressivo. Inclusive, nas cadelas, o câncer de mama é três vezes mais frequente que na mulher. Portanto, durante o mês de outubro procuramos conscientizar os tutores que a prevenção deve ser contínua”.
Para participar do mutirão, os tutores devem levar os cães na guia e os gatos em caixas de transporte. Será disponibilizado atendimento nas escolas de veterinária da UFMG, Newton Paiva, PUC Minas e UNI-BH. Outras informações estão disponíveis no Instagram do movimento, @outubrorosapet
Confira os locais:
ESCOLA DE VETERINÁRIA DA UFMG
Av. Presidente Carlos Luz, 5162 - Pampulha
NEWTON PAIVA
R. Marechal Foch, 15 - Grajaú
PUC MINAS
Praça da Liberdade - R. Santa Rita Durão, 1160
Prédio 5 - Centro Veterinário
UNIBH
R. Libero Leone 259, Buritis - Hospital Veterinário
PUC MINAS - BETIM
Rua do Rosário, 1600 - Ingá
Conselheiro Lafaiete - MG
Praça do Cristo, S/N - Santa Efigênia (apenas cadelas)