Ouvindo...

Moradores pedem ajuda para reerguer espaço comunitário destruído por criminosos em Belo Horizonte

Moradores lutam para recuperar o mais importante espaço comunitário e esportivo do bairro Bom Jesus

Moradores praticavam aula de dança, futebol e muay thai

A quadra de esportes do bairro Bom Jesus, na região Noroeste de Belo Horizonte, é um importante ponto de encontro para os moradores das imediações das comunidades Pedreira Prado Lopes e Sumaré. Entretanto, desde março, as atividades estão prejudicadas pela falta de energia elétrica. Criminosos invadiram o espaço e roubaram os fios de cobre.

Há seis meses, os moradores estão sem atividades noturnas nos dias de semana. O local é sede de oficina de dança, futebol e muay thai. Aos sábados e domingos, as festas e feiras também ficam impraticáveis.

“A quadra comunitária é gerida pela Secretaria de Esportes, com uma concessão pra associação comunitária do bairro. Desde março, eles entram e roubam todo o cabeamento. Estamos sem luz e não podemos realizar as nossas as atividades”, disse a líder comunitária e Viviane Santos.

Ela ainda pontua que, a poucos metros, há uma escola estadual que não possui quadra e aquele espaço era utilizado para atividades físicas.

Segundo os moradores, a prefeitura já foi procurada diversas vezes, visitou o local, mas o problema não foi resolvido.

“Eles vieram, fizeram uma vistoria e disseram o seguinte: (a administração municipal) não tem o cabeamento de 25 centímetros. Se a gente conseguir o material, os eletricistas viriam para fazer a reestruturação do espaço”, disse.

O que diz a prefeitura

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer informou, por meio de nota, que está agendada para outubro, a instalação dos equipamentos para retomada da energia elétrica na quadra “Os reparos foram incluídos no cronograma de serviço de dezembro”, informou.

Ainda de acordo com a administração municipal, no projeto de revitalização da quadra, consta a implantação de vários núcleos de programas da secretaria, por exemplo, do Vida Ativa com atividade física e de lazer para pessoas acima de 50 anos e Esporte Esperança, que promove oficinas esportivas para crianças e adolescentes.

A pasta ainda reitera que compartilha a gestão da quadra com a Associação de Moradores local.

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.