Azeites mineiros estão entre os melhores do mundo; conheça
Produtos extraídos de azeitonas colhidas em Sapucaí Mirim e Maria da Fé integram o guia Flos Olei

Cinco azeites da Serra da Mantiqueira (Minas e São Paulo) estão entre os melhores do mundo listados pela edição 2025 do guia italiano Flos Olei. As marcas Verolí (Sapucaí Mirim) e Mantikir/ Vinícola Essenza (Maria da Fé e Santo Antônio do Pinhal – SP) são as representantes de Minas Gerais na lista que reúne 500 azeites de oliva do mundo todo, que alcançaram nota superior a 80 pontos em critérios de aroma e sabor.
“Esse reconhecimento da qualidade dos nossos azeites se deve à adaptação das oliveiras ao nosso clima. E, principalmente, ao manejo que o produtor tem realizado, aos cuidados na pós-colheita, no processamento e no armazenamento, que contribuem para manter a qualidade que vem do fruto”, avalia o coordenador do Programa Estadual de Pesquisa em Olivicultura da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Pedro Moura.
O Azeite Verolí, produzido com as azeitonas cultivadas nos Olivais Alma da Mantiqueira, em Sapucaí Mirim, integra a lista pela segunda vez consecutiva. A propriedade foi adquirida em 2016 por Vera Menegon e suas filhas Natasha e Luana.
“Já tínhamos o intuito de cultivar oliveiras, quando começamos a procura pela terra. Contamos com a ajuda de um consultor que avaliou aptidão do terreno (solo, nutrição, exposição ao sol, altitude, clima e uma série de outros fatores). Nos primeiros cinco anos, fizemos o plantio gradativo das oliveiras. Realizamos ainda um trabalho para recuperar áreas nativas e pequenos riachos da propriedade, que tinham secado em função de atividades de pastagem”, conta Luana Mincoff Menegon, uma das sócias.
O azeite Verolí foi lançado em 2022. “O nome traz algumas referências: Olí de óleo e Vero de verdade, por se tratar de um azeite feito da forma mais pura possível, para preservar toda a qualidade e atributos bons para a saúde. E também guarda uma homenagem para minha mãe Vera, que foi a primeira a idealizar este projeto familiar, reunir as filhas, vir para a Mantiqueira e iniciar na Olivicultura”, acrescenta Luana.
A olivicultora acredita que o fato de ter o próprio lagar ajuda nesta qualidade, que foi reconhecida também em concursos na Europa e no Hemisfério Sul. “Nossas azeitonas são colhidas e extraídas no mesmo dia, nós controlamos 100% do processo, envasamos e rotulamos aqui. Produzimos em escala menor e estamos interessadas em seguir fomentando essa cultura do azeite artesanal, fresco. Queremos vencer desafios junto com a Associação dos Olivicultores dos Contrafortes da Mantiqueira (Assoolive), da qual fazemos parte, e com outros produtores e parceiros”, finaliza.
Outra marca presente na lista é o Azeite Mantikir. O produto, que foi registrado pelo Espaço Essenza de Santo Antônio do Pinhal – SP, outra propriedade do produtor Hebert Sales, vem de azeitonas cultivadas na Fazenda Tuiuva, em Maria da Fé (MG) e foi extraído no lagar dos Olivais de Quelemém, também no município mineiro. A edição Mantikir Summit Premium conquistou, entre outros prêmios internacionais, o primeiro lugar na categoria “Produção Limitada”, até 2.500 litros, no Evooleum 2024, guia dos 100 melhores azeites do mundo organizado pela editora espanhola Mercacei e pela Associação Espanhola de Municípios Olivais (Aemo).
Todos os dias, nossos profissionais estão de olhos abertos e ouvidos atentos para levar até você todas as notícias e novidades que fazem uma cidade pulsar!
