O design inovador, o interior bem acabado e muita tecnologia à disposição do motorista, além de motorização que pode ser a combustão ou elétrica. São atributos da nova geração do Peugeot 2008 que o credenciam para ser o melhor do ano entre todos os carros, em todas as categorias, segundo escolha da redação do CIDADE CONECTA.
Disponível em três versões, Active, Allure e GT, o modelo entrega muitos itens que o consumidor anseia, tanto no sentido racional quanto no emocional. Ele vem praticamente completo de fábrica e todas as configurações são equipadas com rodas de liga-leve diamantadas de 17 polegadas e a nova central multimidia
As versões possuem motor Turbo 200, que gera 130 cv de potência máxima a 5.750 rpm abastecido com etanol (125 cv com gasolina), e torque máximo de 20,4 kgfm a 1.750 rpm tanto com etanol quanto com gasolina. O propulsor da Stellantis traz turbocompressor com wastegate eletrônica, que se ajusta rapidamente às demandas do acelerador de forma ativa, além de injeção direta de combustível e bloco 100% em alumínio.
A Peugeot também oferece ao mercado a versão eletrificada E-2008, que teve sua potência aumentada em 15% - passou de 136 cv para 158 cv (o torque é de 260 Nm), enquanto a capacidade da bateria subiu de 50kWh para 54 kWh. Os ganhos de desempenho são complementados por um incremento da autonomia, que agora chega à máxima de 261 quilômetros, segundo a medição do Inmetro.
Compacto: Citroën Basalt tem no design atraente seu principal atributo
Citroën Basalt é ideal para quem busca a união da versatilidade e robustez de um SUV com o estilo de um coupé
Principal lançamento da Citroën em 2024, o
Parte do projeto C-Cubed da marca francesa, o Basalt é produzido no Polo Automotivo Stellantis de Porto Real (RJ). A linha é composta por quatro versões, todas com pacote de equipamentos competitivo.
O design é um dos seus principais atributos, além do espaço interno, embora seja compacto, graças à distância entre eixos de 2,64 m.
No Basalt, nenhuma curva ou linha tem somente uma função. Vincos nos para-choques, laterais e teto transmitem solidez ao mesmo tempo em que conferem ainda mais resistência às peças. Enquanto isso, elegantes elevações na parte posterior do teto otimizam a aerodinâmica e favorecem o posicionamento das articulações do porta-malas.
Sob o capô, há duas opções de propulsão: o motor 1.0 Firefly, que se destaca pelo baixo consumo; e o Turbo 200, de 130 cv de potência, acoplado a um câmbio CVT de sete velocidades.
Elétrico: EX30 leva Volvo a outro patamar no segmento dos eletrificados em todo o mundo
O EX30 é tão premium quanto qualquer outro Volvo e carrega todo o atributo de segurança e sustentabilidade da marca
O Volvo EX30 chegou ao Brasil para colocar Volvo sem seu devido lugar, ou seja, um lugar de destaque no segmento dos eletrificados. O carro tem muita tecnologia, além de ser belíssimo. Aspectos que o credenciaram para ser o melhor elétrico do ano.
O EX30 é tão premium quanto qualquer outro Volvo e carrega todo o atributo de segurança e sustentabilidade da marca. Além disso, possui muitos itens tecnológicos e é o modelo com menor pegada de carbono já feito pela marca.
Ele carrega uma linguagem de design exterior e interior moderna e nova. Tanto que tem sido destaque em premiações pelo mundo afora.
A questão da eletrificação se tornou um tema muito importante para a Volvo e o EX-30 é parte do processo. No Brasil, a empresa investiu R$70 milhões em 101 eletropostos e hoje cobre 19 mil quilômetros de estradas e mais de 36 rotas.
O EX30 tem poderoso trem de força que fica integrado às partes mais baixas da sua plataforma 100% elétrica. Com 272 cv e 343 Nm em todas as versões, aplicados às rodas traseiras, acelera até 100 km/h em 5,7 segundos. Com bateria de 51kW, tem autonomia de 250 quilômetros, enquanto as versões equipadas com bateria de 69kW, possuem 338 quilômetros.
Híbrido: Haval H6 PHEV19 da GWM torna-se referência em desempenho e eficiência energética
PHEV19 é a versão intermediária do SUV Haval H6 da GWM Brasil
Versão intermediária do SUV Haval H6, a PHEV19 da GWM Brasil se tornou referência em tecnologia e inovação no Brasil. Atributos que lhe valem a escolha de melhor híbrido do ano. Desempenho, eficiência e funcionalidades avançadas são algumas das qualidades do modelo.
Lançado no mercado nacional em junho de 2024, o Haval H6 PHEV19 combina ainda eficiência energética e performance. Com potência de 326 cv e torque de 530 Nm, possui tecnologia V2L (Vehicle to Load). Ela permite o fornecimento de energia para equipamentos elétricos externos, o que transforma o veículo em uma fonte de energia de 220V.
Essa funcionalidade ainda possibilita que o motor a combustão funcione como um gerador para recarregar a bateria do carro ou alimentar aparelhos, mesmo quando a bateria principal está descarregada.
Outras premiações marcaram a breve trajetória do Haval H6 PHEV19 neste ano. Entre elas, o de “SUV Híbrido Plug-In” no Prêmio Trend Car 2025, do portal Terra. Também foi eleito o melhor híbrido no Prêmio Top Car TV.
Importado: Ford Mustang GT está em sua sétima geração, com motor V8 ainda mais potente
Ícone da indústria automotiva mundial mantém toda a sua tradição também com o modelo GT
Aquela logomarca do “cavalinho de corrida” em ação não deixa dúvida: é um Mustang. Um dos carros mais icônicos da indústria automotiva mundial e que mantém toda a sua tradição também aqui no Brasil com o modelo GT. Sem dúvida, o melhor importado do ano.
O Mustang GT vendido no Brasil é a sétima geração, que trouxe avanços capazes de encantar os fãs de performance. Entre eles está o sistema de detecção automática de buracos que enrijece o amortecedor para evitar danos aos pneus e às rodas ao cair em um desnível. Também possui o freio de estacionamento eletrônico Drift Brake. Com ele é possível fazer manobras de derrapagem controlada das rodas traseiras como os pilotos profissionais. Já o Remote Rev permite acelererar o carro remotamente por meio da chave.
A sétima geração do Mustang traz motor Coyote V8 5.0, que gera 488 cv de potência - rende 5 cv a mais que antes. O torque também aumentou e pulou de 56,7 mkgf para 58 mkgf, entregue aos 5.000 rpm. O câmbio foi recalibrado: continua automático de 10 marchas com opção de trocas sequenciais por aletas atrás do volante.
Pick-up: Ford Ranger Raptor tem chassis redesenhado e suspensão com amortecedores de competição
A Ranger Raptor foi desenvolvida pela Ford Performance, divisão de esportivos de alto desempenho da marca
A Ranger Raptor foi desenvolvida pela Ford Performance, divisão de esportivos de alto desempenho da marca, com base nos modelos de competição do deserto. Suas características robustas e um motor biturbo a transformam numa pick-up bastante veloz, o que agrada os consumidores deste tipo de veículo e a torna a melhor do ano em sua categoria.
Seu design é atraente e inaugura um novo segmento de pick-ups esportivas no Brasil. Possui chassis redesenhado, suspensão com amortecedores de competição Fox e diferencial dianteiro e traseiro blocante. A cabine dupla traz bancos inspirados em caças, com almofadas de pouso e apoio lateral para aguentar até dois gramas.
A caçamba é equipada com protetor Flexbed, tomadas de 120 V e 12 V, pontos de ancoragem e tampas para a instalação de acessórios, além de exibir a assinatura Raptor nas laterais e na traseira.
São sete modos de condução e o motorista pode ajustar os amortecedores, direção e escapamento para cada condição de uso. Sob o capô, a Ranger Raptor vem com motor 3.0 V6 biturbo GTDI de 397 cv de potência que acelera de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos. Ainda desenvolve torque de 59,45 kgfm a 3.500 rpm.
SUV: Renault Kardian se diferencia pelas inovações e recursos mais comuns em segmento superior
Kardian é o primeiro veículo produzido no Brasil com a nova identidade visual da Renault
Entre os vários lançamentos de SUVs no ano, o Renault Kardian foi o mais significativo e mereceu a escolha de melhor do ano. É um produto completamente novo e tecnológico, que chegou para competir no segmento B-SUV, além de inaugurar uma nova fase da montadora francesa no mercado brasileiro.
Lançado em março, o Kardian é o primeiro veículo produzido no Brasil com a nova identidade visual de marca. Ele traz o novo motor turbo TCe de 125 cv com 220 Nm e o novo câmbio automático de dupla embreagem úmida.
O modelo traz a nova plataforma RGMP (Renault Group Modular Platform) e se diferencia pelas inovações e recursos mais comuns em segmento superior, tais como o freio de estacionamento eletrônico, a alavanca de marchas do tipo “e-shifter” e as regulagens do sistema Multi-Sense que permitem customizar a condução e o ambient lighting, com personalização com oito cores diferentes, além das regulagens do sistema de direção e da resposta do conjunto motor/câmbio.
Além disso, o Kardian traz seis airbags de série em todas as versões e 13 sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS).
Motocicleta: BMW R1300 GS é produzida no Brasil e ganha novo motor com maior cilindrada e mais potência
A BMW R 1300 GS substituiu a R1250, com a vantagem de ter um visual diferenciado
A competição para a escolha da melhor motocicleta ano foi, mais uma vez, acirrada. Pelo menos três modelos poderiam estar no topo da lista, pelo que representaram no mercado em 2024. São elas a BMW R1300 GS, a Royal Enfield Super Meteor 650 e a Triumph Speed e Scrambler 400.
Mas se saiu melhor o modelo mais vendido mundialmente da BMW. A R 1300 GS substituiu a R1250, com a vantagem de ter um visual diferenciado – embora polêmico - e muita tecnologia.
Aguardada e desejada pelos fãs da marca bávara, a moto é produzida em Manaus (AM) em cinco versões: R 1300 GS; R 1300 GS Plus, R 1300 GS Trophy, Triple Black e Option 719. Pesa 12 quilos a menos que a antecessora e traz o lendário motor boxer de dois cilindros, agora com 1.300 cc, que gera potência de 145 cv a 7.750 rpm e desenvolve um torque máximo de 149 Nm a 6.500 rpm.
Em comum, todas as versões trazem aquecedor de manoplas com três níveis; assistente de partida em subida (HSC Pro); BMW Motorrad ABS Pro integral; compartimento com conector USB para carregamento de smartphones; controle de tração dinâmico (DTC); controle de velocidade de cruzeiro (piloto automático); e controle dinâmico de frenagem (DBC).
E mais: controle dinâmico do freio motor (MSR); luzes de pilotagem diurna (DRL); monitoramento de pressão dos pneus (RDC); painel TFT com conectividade ao aplicativo BMW Motorrad Connected; protetores de mãos integrados com piscas em LED; sistema de chave presencial (keyless); cavalete central; assistente de troca de marchas pro; sete modos de pilotagem pro (eco, rain, road, enduro, enduro PRO, dynamic e dynamic PRO); freio esportivo; e farol Matrix full LED.