‘Nunca pensei na possibilidade de ser enredo’, diz Alcione, antes de homenagem da Mangueira
Cantora será tema do desfile da verde e rosa no Carnaval deste ano; agremiação desfilará nas primeiras horas desta terça (13)

Embora seja uma veterana no mundo do samba, a cantora Alcione, de 76 anos, não esconde a ansiedade pela homenagem que vai receber da Estação Primeira de Mangueira. Ela é o enredo da escola, que desfilará na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, nos primeiros momentos desta terça-feira (13).
Maranhense de nascimento, mas mangueirense de coração, ela verá sua história passar pelo Sambódromo como fio-condutor do tema “A negra voz do amanhã”.
Famosa por sucessos como “Não deixe o samba morrer”, “Estranha loucura” e “Você me vira a cabeça”, Alcione será a protagonista de um desfile que vai começar pela fé. A Mangueira quer mostrar, na avenida, a espiritualidade da cantora, bem como mostrar festejos tradicionais do Maranhão, estado famoso por manifestações como o Boi de Maracanã e o Tambor de Crioula.
“Estou muito apreensiva. Não sei como eu estou. Tenho de esperar até amanhã (terça-feira). Estou ansiosa”, falou a Marrom, ao comentar a expectativa para o desfile.
Alcione, inclusive, bateu ponto na Sapucaí para a primeira noite de desfiles do Grupo Especial.
Desfile ‘raiz’
O enredo sobre Alcione era um antigo pedido dos componentes e torcedores da Mangueira, que veem na Marrom grande sinergia com a escola. O desfile, aliás, foi construído por figuras bastante identificadas com a verde e rosa. A começar pelo time de compositores do samba de enredo, liderado por Lequinho e Júnior Fionda, “canetas” com experiência na tarefa de compor canções para os desfiles mangueirenses.
Alcione soube da intenção da Mangueira de tê-la como enredo em março do ano passado, quando a presidente da agremiação, Guanayra Firmino, lhe fez o convite. O aceite à proposta aconteceu na casa da cantora, durante uma conversa com a dirigente.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.
Diana Rogers tem 34 anos e é repórter correspondente no Rio de Janeiro. Trabalha como repórter em rádio desde os 21 anos e passou por cinco emissoras no Rio: Globo, CBN, Tupi, Manchete e Mec. Cobriu grandes eventos como sete Carnavais na Sapucaí, bastidores da Copa de 2014 e das Olimpíadas em 2016.



