Belo Horizonte
Itatiaia

Damião destaca segurança do Carnaval de BH: ‘Estamos monitorando tudo’

Prefeito de Belo Horizonte fez uma vistoria no Centro de Operações da capital, onde 5 mil câmeras monitoram a folia

Por e 
Damião visitou o Centro de Operações da PBH neste sábado de carnaval (14)
Damião visitou o Centro de Operações da PBH neste sábado de carnaval (14) • Itatiaia

O prefeito Álvaro Damião (União Brasil) esteve no Centro de Operação de Belo Horizonte, na manhã deste sábado (14), para acompanhar o monitoramento do Carnaval 2026. Segundo o gestor da capital, são mais de 5 mil câmeras em atuação para identificar criminosos que tentam atrapalhar a folia, e assim garantir a segurança dos foliões e dos turistas que passam pelas ruas da cidade.

Segundo Damião, o centro de operações é o “coração do carnaval” de Belo Horizonte. “São cinco mil câmeras aproximadamente. Cinco mil olhos eletrônicos para identificar quem vai pra rua não para curtir o carnaval, mas para poder roubar o celular do outro, fazer graça com mulher. Todas essas pessoas estão sendo identificadas”, disse.

O centro de operações conta com a atuação integrada entre PBH, Governo do Estado, Polícia Militar, Civil e Corpo de Bombeiros. “Daqui a gente monitora tudo, olha câmera por câmera. Se prepara para os megablocos, aqueles acima de 100 mil pessoas, como foi o Então, Brilha!. Graças a Deus, até agora nenhuma ocorrência no nosso carnaval”, emendou o prefeito.

Perguntado sobre o clima, que abriu o carnaval com sol após dias de chuva, Damião brincou que fez um combinado com São Pedro. O gestor destacou que a precipitação deve retornar para a cidade somente na próxima quinta-feira (19), enquanto a previsão para os dias de folia é de tempo aberto.

“Tomara que tudo ocorra bem, que tudo dê certo. Vamos torcer para que as pessoas que querem curtir o carnaval, vão apenas para curtir mesmo. Nosso carnaval é da família, das crianças, jovens, idosos e mulheres. A prefeitura vai dar toda a segurança e estrutura possível”, completou.

Por

Amanda Antunes cursou jornalismo no Unileste (Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais), com graduação concluída na Faculdade Estácio, em Belo Horizonte. Em 2009, começou a estagiar na Rádio Itatiaia do Vale do Aço, fazendo a cobertura de cidades. Em 2012, chegou à Itatiaia Belo Horizonte. Na rádio de Minas, faz parte do time de cobertura policial - sua grande paixão - e integra a equipe do programa ‘Observatório Feminino’.

Por

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.