Campeã dos desfiles das escolas de samba de SP será conhecida nesta terça (17)

Apuração acontece às 16h, no Sambódromo do Anhembi, zona norte da capital paulista

A grande campeã do carnaval de São Paulo será conhecida nesta terça-feira (17). A apuração, que acontece no Sambódromo do Anhembi, zona norte da capital paulista, começa às 16h.

Nesta segunda-feira (16), a Liga-SP (Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo) sorteou a ordem da leitura das notas da apuração do Grupo Especial e Acesso I.

A ordem da leitura das notas será Evolução, Samba-enredo, Bateria, Enredo, Mestre-sala e Porta-bandeira, Alegoria, Comissão de frente, Harmonia e Fantasia.

Leia também:

Leia também

A apuração

Durante a apuração, as notas são lidas por quesito e a menor delas é descartada. Ao final, as quantias são somadas e as duas escolas que tiverem as menores pontuações totais serão rebaixadas, disputando o carnaval 2027 no Grupo de Acesso I.

As notas descartadas são sempre o primeiro critério de desempate a ser aplicado. Se ainda assim prosseguir o desempate, o primeiro critério neste ano será “fantasia”.

A leitura das pontuações atribuídas pelos jurados será acompanhada apenas por diretores das escolas, convidados e profissionais da imprensa.

Como funciona o julgamento?

As escolas começam o desfile com nota 10 em todas as categorias. Os jurados do grupo Especial - quatro de cada categoria - recebem um manual e, a cada décimo tirado, devem justificar com base no documento.

Os jurados recebem uma pasta com o que foi planejado pela escola para comparar com o que foi apresentado durante o desfile.

Yuri Cavalieri é jornalista e pós-graduado em política e relações internacionais. Tem mais de 13 anos de experiência em rádio e televisão. É correspondente da Itatiaia em São Paulo. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, na capital paulista, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band.

Ouvindo...