A grande campeã do
Nesta segunda-feira (16), a Liga-SP (Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo) sorteou a ordem da leitura das notas da apuração do Grupo Especial e Acesso I.
A ordem da leitura das notas será Evolução, Samba-enredo, Bateria, Enredo, Mestre-sala e Porta-bandeira, Alegoria, Comissão de frente, Harmonia e Fantasia.
Leia também:
Carnaval SP: Rosas de Ouro, Acadêmicos do Tatuapé e Dragões da Real são os destaques do 1º dia de desfiles Carnaval SP: Mocidade, Gaviões e Tom Maior são os destaques do 2º dia de desfiles no Anhembi Carnaval SP: escola de Samba Tom Maior homenageia Chico Xavier e Uberaba no Anhembi
A apuração
Durante a apuração, as notas são lidas por quesito e a menor delas é descartada. Ao final, as quantias são somadas e as duas escolas que tiverem as menores pontuações totais serão rebaixadas, disputando o carnaval 2027 no Grupo de Acesso I.
As notas descartadas são sempre o primeiro critério de desempate a ser aplicado. Se ainda assim prosseguir o desempate, o primeiro critério neste ano será “fantasia”.
A leitura das pontuações atribuídas pelos jurados será acompanhada apenas por diretores das escolas, convidados e profissionais da imprensa.
Como funciona o julgamento?
As escolas começam o desfile com nota 10 em todas as categorias. Os jurados do grupo Especial - quatro de cada categoria - recebem um manual e, a cada décimo tirado, devem justificar com base no documento.
Os jurados recebem uma pasta com o que foi planejado pela escola para comparar com o que foi apresentado durante o desfile.