Ouvindo...

Quarta-feira de Cinzas: saiba porque os católicos comem peixe, mas não carne, nesta data

Na Quarta-feira de Cinzas, muitos cristãos não comem carne vermelha ou de aves, mas comem peixes

Alimentação à base de peixe na Quaresma é tradição para os cristãos

A Quarta-feira de Cinzas acontece, em 2024, no dia 14 de fevereiro. A data marca o fim do Carnaval e o início da Quaresma. Entre muitos dos ritos praticados por cristãos neste dia estão a abstinência de carne - que consiste em não comer carne vermelha ou de aves nas refeições - ou mesmo o jejum. No entanto, o dogma católico não restringe o consumo de peixes.

Afinal, por que os cristãos comem peixe na Quarta-feira de Cinzas?

Padre Samuel Fidelis explica que, conforme a tradição cristã, alguns animais como mamíferos e aves não são consumidos durante a Quarta-feira de Cinzas porque sangram. “Na compreensão do mundo antigo, o sangue é uma associação à vida. Já que vamos meditar a Paixão do Senhor, não podemos consumir a carne dos animais que sangram”, esclarece.

O que Cristãos devem fazer na Quarta-feira de Cinzas?

A data marca o início da penitência humana, na abertura da Quaresma, que vai terminar com a Paixão de Cristo na Sexta-Feira Santa e na ressurreição, no Domingo de Páscoa. Por isso, é um período de reflexão e de tentativa de mudança de comportamento.

No dia 14 de fevereiro, explica o religioso à Itatiaia, é recomendado jejum e abstinência a todos os cristãos de 18 a 60 anos que tiverem saúde para cumprir este tipo de sacrifício. “As pessoas deverão realizar apenas uma refeição durante o dia, apesar de também poderem fazer duas refeições leves auxiliares”, afirma.

Leia também

Quarta-feira de Cinzas é Feriado?

Apesar de ser uma data muito importante para fé católica, a Quarta-feira de Cinzas não é considerada um feriado nacional. A presidente da Comissão Especial de Direito do Trabalho da OAB-MG, Natália Xavier, explicou à Itatiaia que a legislação brasileira permite que os municípios decidam sobre o feriado de Carnaval, incluindo a Quarta-feira de Cinzas.

No caso de Belo Horizonte, não há nenhuma lei sobre que regulamenta sobre recesso na data católica.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento